Artigos

Missões começam em casa | Famílias Missionárias Até os Confins da Terra

“Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração. Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em tua casa, quando estiveres andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares”  (Deuteronômio 6:5-7)

 

O tema “Missões” está nos acompanhando durante todo esse ano nas mensagens proclamadas no culto e trata-se de uma ordem dada pelo Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19)

O anuncio do evangelho em nosso redor e até os confins da terra será mais presente e poderoso se nossa família servir como núcleo de formação de missionários, isso porque antes da igreja, Deus colocou a responsabilidade de evangelizar os filhos para os pais e digo, principalmente o pai.

O texto que estamos utilizando neste artigo, mostra Deus falando ao povo de Israel sobre o principal mandamento que o povo deveria se atentar:

“Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Versículo 5)

Os mandamentos de Deus quando cumpridos de forma mecânica, “já que é uma ordem eu faço”, não agrada a Deus, mas deve ser fruto de um coração transformado, que conhece ao Deus que serve e por isso obedece com prazer, pois como está escrito no verso seguinte, “guarda as Palavras de Deus no coração”:

“Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração “

Isso mostra algo crucial para a formação das missões que começam em casa: para que nossos filhos sejam porta-vozes do Evangelho é necessário que os pais tenham compromisso, tenham um relacionamento com Deus por meio de Cristo, assim estarão aptos a ensinarem seus filhos. E como deve ser o compromisso e rotina dessa missão dos pais em ensinar os seus filhos sobre a Palavra de Deus ?

“Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em tua casa, quando estiveres andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares” (versículo 7)

As Escrituras nos informam que ”…o Diabo, vosso inimigo anda ao redor, como um leão, rugindo e procurando a quem devorar” (1ª Pedro 5:8).  O sistema mundano ataca ferozmente para derrubar os valores cristãos e principalmente o núcleo familiar, então a formação de nossos filhos deve estar incorporada a nossa vida de tal maneira que seja uma atividade ininterrupta, seja através do ensino implícito, que é através de nosso exemplo de vida ou pelo explicito que é o ensino direto da Palavra de Deus, seja feito por uma ilustração, por uma exposição ou qualquer outro recurso que possa ser utilizado. Isso é o que Deus quer nos passar no versículo citado, com zelo e perseverança devemos nos empenhar na obra que resultará na obtenção da vida eterna de nossos filhos, para que então, estando a Lei de Deus no coração deles, eles também apregoarão as boas novas as outras pessoas, quer seja aos vizinhos, quer seja nos confins da terra.

Tenho um compromisso com Deus? Sua lei está guardada em meu coração? Tenho cumprido o meu papel de ensinar com zelo e perseverança meus filhos nos caminhos do Senhor?

Se em algum dos questionamentos a resposta for negativa, que possamos nos arrepender e buscar em Cristo a ação do Espírito Santo para esse santo ministério.