Como o jovem pode manter pura sua conduta? | Juventude Cristã Até os Confins da Terra

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Salmos 119:9-11)

Esse questionamento se faz muito atual. Vivemos em um momento da história humana em que a sociedade em geral vem se degradando; os valores tradicionais estão sendo deixados de lado e considerados como preconceituosos, retrógrados e sendo hostilizados.

Os jovens, aliás, desde as crianças estão sendo doutrinados sobre questões como modelo de família, ideologia de gênero, questões sobre aborto, liberdade sexual e muitos outros temas que atacam frontalmente os valores judaico-cristãos que sempre permearam nossa sociedade.  Quando entram em uma faculdade, o jovem recebe ensinamentos que colocam em dúvida suas crenças sobre Deus.

Por isso a pergunta retórica do salmista “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?” já nos apresenta a resposta: “Vivendo de acordo com a Tua palavra”.  

Jovem !  O único meio de manter-se puro é vivendo de acordo com a palavra de Deus, mas para isso é necessário conhecer o Deus da palavra, ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo para então viver guiado pelo Espírito Santo.

O salmista nos apresenta tópicos sobre como devemos proceder para mantermos pura nossa conduta:

 

  •  Ter uma vida devocional:
“Eu te busco de todo coração;”

Você tem se empenhado em ter uma vida de oração e adoração?  A oração e a adoração são meios de graça. Com essa prática diária você é transformado e fortalecido.

Isso me fez lembrar uma declaração sobre a oração: “Deus não precisa da minha oração. Sou eu quem preciso dela. A oração me aproxima de Deus, revela minha dependência, minha fome e sede por Sua vontade, seu Reino, sua pessoa. A oração muda principalmente a mim – minha visão de Deus, do próximo, das circunstâncias.” (C. S. Lewis)

 

  • Reconhecer nossas limitações e buscar forças em Deus:
não permitas que eu me desvie de teus mandamentos.”

Jesus Cristo disse: “Sem mim nada podeis fazer”, o pecado ainda nos assedia e não podemos ser auto-confiantes, precisamos estar sempre na dependência de Deus, reconhecendo nossas limitações e clamar a Ele para que nos ajude em nossa caminhada.

 

  • Conhecer e meditar na Palavra:
Guardei no coração a tua palavra…”

Não se trata simplesmente da leitura bíblica ou do ouvir da Palavra de Deus, mas é mais que isso: meditar, um exercício de pensar profundamente sobre o que lemos e ouvimos, contemplar Deus na pessoa de Cristo e concluir como aquilo impacta nossa vida como cristãos e aplicar a nossas vidas.

 

Obedecer a palavra por meio da vida devocional, reconhecendo nossas limitações, conhecendo e meditando na Palavra tem um objetivo final.  Este objetivo é fruto de um coração transformado, que teve um encontro pessoal com Cristo e então conhece as grandezas de Deus, Seu amor, Sua santidade e Sua justiça e por se ver alcançado pela maravilhosa graça, tem um único desejo, como o expresso ao final da porção das Escrituras que utilizamos nesse artigo: “para não pecar contra ti.”

 

Que esse seja o desejo de nosso coração!

Temos tido uma conduta permeada pela Palavra de Deus? Nos empenhamos em ter uma vida diária de oração? Reconhecemos nossas limitações? Nos alimentamos de Sua Palavra?

 

Que essa reflexão possa nos ajudar nessa missão de manter pura nossa conduta para a glória de Deus !