A Boa Notícia

Meditação em Lucas, capítulo 2

Quantas más notícias temos recebido nesse ano de 2020. Direta ou indiretamente todas elas nos afetam, seja na área da saúde, da economia ou da política. São tantas coisas acontecendo num mesmo espaço de tempo que às vezes esquecemos de agradecer a Deus pelas boas coisas que Ele tem concedido a nós. A principal delas é o advento da Boa Notícia que cobre toda e qualquer má notícia, que podemos encontrar no Evangelho de Lucas, capítulo 2.

Lucas começa nos descrevendo que José e Maria estavam na cidade de Belém, para o recenseamento ordenado pelo governo romano, e que não achando lugar para ficar foram para uma estrebaria. Devemos lembrar que Maria estava grávida do Senhor Jesus e prestes a tê-lo em seus braços. Lucas, entretanto, apresenta também mais alguns personagens: os pastores que vivem na região próxima a cidade de Belém; homens humildes, de pouca instrução e renegados pela sociedade judaica, considerados como pessoas sem valor. É nesse cenário completamente humilde e inesperado que a Boa Notícia chegou para todos eles.

Os pastores receberam uma visita de um anjo que lhes disse:

“Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

Lucas 2: 9-11

Imaginem comigo: homens rejeitados, fracos, sofredores e renegados tiveram o privilégio de receber diretamente da parte de Deus a Boa Notícia de que o Salvador havia nascido. O que isso representou para eles?  O fim do sofrimento, com certeza; mas para todos nós, que hoje lemos esse relato, é a Boa Notícia vinda dos céus,  que Cristo, o Senhor é SALVAÇÃO para todos: grandes e pequenos, ricos e pobres, do oriente ao ocidente, assim como o anjo anunciou.

Por isso, mesmo em meio a muitas dificuldades de nossa vida, não podemos nos esquecer que a Boa Notícia que encobre qualquer má notícia é a Salvação vinda dos céus para homens a quem Deus quer bem (Lucas 2:14).

Mas deixe-me ainda destacar algumas coisas do relato de Lucas. A primeira delas é a atitude dos pastores, que encontramos nos versículos 15 e 16. Aqueles homens vão à cidade de Belém conferir a informação do anjo, e lá encontram uma criança, na manjedoura, enrolada em faixas: o Rei do Universo, o Redentor. A atitude de destaque nesses versículos é a vontade de conhecer a Cristo. Assim como esses pastores, não podemos apenas ouvir sobre a nossa salvação. Devemos conhecê-la! E tendo ouvido e conhecido, aqueles homens não hesitaram em divulgar a Boa Notícia que é para todos. Essa é mais uma atitude que merece destaque. Não podemos guardar para nós a Boa Notícia que é para todos, mas assim como os pastores devemos divulgá-la, como disse o anjo: “É BOA NOVA de grande alegria para todo o povo!

A última atitude a ressaltar é a de Maria. Ela estava com a criança no colo, o seu próprio Salvador, e ainda ouvia tudo o que aqueles pastores relataram. Muitas coisas devem ter passado pela sua cabeça, mas sua atitude é um exemplo a ser seguido. Naquele turbilhão de informações ela decidiu guardar tudo em seu coração e meditar.

Vivemos dias de muito barulho e muita informação, e diversas vezes sucumbimos cansados e sem paz. Além de ouvir, conhecer e divulgar a Boa Notícia, nos tem faltado meditar em nossos corações sobre ela. Os tempos não têm sido fáceis, mas devemos nos manter firmes e isso só é possível protegendo os nossos corações das más notícias meditando sempre na Boa Notícia de Deus: Jesus, o Senhor.