Bases de Fé

A Igreja Batista Livre tem um manual de fé e prática detalhando os pontos de sua base de fé, mas para uma breve consulta, estes são os princípios em que cremos:

1. A BÍBLIA

As Escrituras do Velho e do Novo Testamento foram inspirados por Deus, e são nossa regra de fé e prática.

2. DEUS

Há um só Deus vivo e verdadeiro. Ele aparece na natureza como o Criador, Preservador, e Governador Justo do universo; e nas Escrituras como Pai, Filho, e Espírito Santo, ainda como um só Deus, infinitamente sábio e bondoso, a quem todas as criaturas inteligentes devem supremamente amar, adorar, e obedecer.

3. CRISTO

Cristo é Deus manifestado na carne; na Sua natureza divina verdadeiramente Deus, na Sua natureza humana verdadeiramente homem. O Mediador entre Deus e a humanidade, uma vez crucificado, Ele é agora ressurreto e glorificado, e é nosso Salvador e Senhor que está sempre conosco.

4. O ESPÍRITO SANTO

As Escrituras dão ao Espírito Santo todos os atributos de Deus, mostrando assim que Ele é Deus.

5. O GOVERNO DE DEUS

Deus mantém uma sábia e beneficente providência sobre todos os seres e todas as coisas por manutenção da constituição e leis da natureza. Ele também faz atos especiais quando há necessidade para o bem estar do homem.

6. A PECAMINOSIDADE DO HOMEM

O homem foi criado inocente, porém, pela desobediência caiu num estado de pecado e condenação. Sua posteridade, portanto, herda uma natureza de tal tendência que todos pecam e os que alcançam a idade de responsabilidade, tornam-se culpados dos seus pecados perante Deus.

7. A OBRA DE CRISTO

O Filho de Deus, pela Sua encarnação, vida, sofrimento, morte,e ressurreição efetuou para todos uma redenção do pecado que é plena e gratuita e é a fundação da salvação pela fé.

8. AS CONDIÇÕES DE SALVAÇÃO

As condições de salvação são:

A. O arrependimento ou sincera tristeza pelo pecado e a renúncia dele.

B. Fé ou uma completa entrega, de si mesmo a Cristo como Salvador e Senhor com o propósito de amá-lo e obedecê-lo em todas as coisas. No exercício desta fé que salva,a alma é renovada pelo Espírito Santo, é liberta do domínio do pecado e torna-se um filho de Deus.

C. Contínua fé e obediência até a morte.

9. A ELEIÇÃO

Deus determinou antes da fundação do mundo a salvar todos os que cumprissem as condições de salvação. A partir daí, pela fé em Cristo, o homem torna-se um eleito de Deus.

10. A LIBERDADE DA VONTADE

A vontade humana é livre e auto-controlada, tendo poder a ceder à influência da verdade e ao Espírito Santo, ou a resisti-los e se perder.

11. A SALVAÇÃO GRATUITA

Deus deseja que a salvação venha a todos, o evangelho convida todos, o Espírito Santo trata com todos, e todos os que quiserem podem vir e tomar da água da vida abundantemente.

12. A PERSEVERANÇA

Todos os crentes em cristo, que mediante a fé perseveram na santidade até ao fim da vida, tem a promessa da salvação eterna.

13. AS ORDENANÇAS DO EVANGELHO

O batismo pela imersão dos crentes nas águas, a Ceia Do Senhor e o Lavar dos Pés são ordenanças de obrigação universal e para todos os crentes.

14. O DÍZIMO

Deus ordenou o dízimo e as ofertas no Velho Testamento e Jesus Cristo o apoiou no Evangelho (Mateus 23.23)

15. O DIA DO SENHOR

A lei divina exige que um dia em sete seja separada do serviço e divertimentos seculares, para descanso, adoração, obras e atividades cristãs e para comunhão pessoal com Deus.

16. A RESSURREIÇÃO, JUÍZO E RETRIBUIÇÃO FINAL

As Escrituras ensinam a ressurreição de todos os homens. Os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação; então, os que fizeram o mal irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.