Vivendo em Santificação

12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”

Romanos 6:12-14

Santificação é um processo em nossas vidas que começa no dia em que aceitamos a Cristo como nosso Salvador e a partir daí ele precisa ser o Senhor de nossas vidas. A Santificação é a obra do Espírito Santo em nossas vidas quando deixamos ele nos encher. Ninguém consegue a maturidade espiritual por “acidente”, mas por esforço inteligente motivado pelo Espírito Santo.

Se fosse desnecessário o esforço nosso para fugir do pecado, também, seria desnecessário o imperativo “Não reine o pecado em vosso corpo mortal”. Também, nestes versículos, aprendemos que mesmo sendo redimido e justificado dos pecados, é lamentavelmente possível viver em pecado e correndo atrás dos próprios prazeres carnais.

O fato de sermos salvos pela graça, não nos dá permissão para vivermos pecando, pelo contrário, exatamente por sermos salvos pela graça temos um bom motivo para obedecermos, mostrando gratidão a Deus por Sua graça e testemunhando em nossa própria vida que a graça é poderosa para transformação de caráter.

Viver em santificação mostra exatamente a compreensão que temos da graça de Deus.

Ao sermos regenerados fomos separados do mundo para Deus. Todo salvo é santo, em posição, o Apóstolo Paulo deixa isso bem claro nas suas saudações as igrejas as quais suas cartas foram escritas (Rm 1:7; Ef 1:1). Todo aquele que creu em Cristo como seu Senhor Salvador se tornou santo, ou seja, uma nova criatura, separado do mundo para Deus. Mas no nosso viver diário, esta santidade vai ser evidenciada em nossa conduta. “Não reine o pecado em vosso corpo”; pertencemos a um Deus Santo, portanto temos que viver de acordo com isso. Santidade nada mais é do que deixar Cristo viver em nós, isso é chamado na Bíblia de santificação. A vida de santidade é um processo. Viver cada dia separado de tudo que não agrada a Deus.  Em obediência à Palavra de Deus. Sendo seus imitadores.

“Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

1ª Coríntios 6:20

Deus tem nos dado todas as ferramentas para vivermos uma vida Santa. O que precisamos para isso é nos esforçar em obedecer Sua Palavra e assim andar em novidade de vida.

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

Romanos 6:4

Que Deus nos ajude.