Só a Escritura

Cada vez mais tem sido difícil defender a Escritura Sagrada, e à medida que o tempo passa se tornará ainda mais difícil. Defender valores como casamento, família, pureza sexual e espiritual se tornou quase que uma guerra diária e sinal de retrocesso, até mesmo dentro de várias igrejas. Mas a pergunta que devemos fazer como cristãos é: por que isso está acontecendo?

O primeiro fator a ser apontado é o ceticismo. Essa linha de pensamento diz que não há uma verdade universal. O ceticismo afirma que não existe algo que se sobreponha a tudo e todos, e, portanto, se algo ou alguém afirma ser verdade sobre tudo que há não merece credulidade porque a verdade é relativa.

Mas a verdade é relativa ao quê? O ceticismo afirma que ela varia com o contexto em que as pessoas estão inseridas, seja ele econômico, social, racial, religioso ou sexual. Diante dessa afirmação o relativismo criou um movimento chamado de SUBJETIVISMO. Tal movimento é focado na pessoa e na construção da sua realidade a partir da sua ótica, contexto e da forma de pensar, ser e enxergar, ainda que esta não seja coerente com a realidade. Um exemplo disso acontece no ano de 2016, quando uma garota norueguesa afirmou aos jornais do seu país e estrangeiros que havia percebido que era um gato e não uma mulher. Essa jovem moldou a sua realidade conforme bem quis, ainda que familiares, psicólogos e a realidade dissessem o contrário.

Esse é o cenário de confronto da Palavra de Deus contra essa cultura pós-moderna.

Devemos entender hoje que a Palavra de Deus é absoluta e traz consigo autoridade para as nossas vidas. Vejamos, então, alguns textos que afirmam a autoridade bíblica:

A Palavra é a Verdade

“Sua Palavra É a Verdade”

Salmo 119:142

Sendo a Palavra de Deus a verdade, como cristãos é a partir dela que tiramos o significado das coisas e não através de movimentos ou de pessoas. É a Palavra quem dita como devemos nos portar em casa, no trabalho, na universidade; como devemos usar nosso dinheiro e nosso tempo. Em resumo, para todas as áreas da nossa vida.

Os valores passados em Salmos 119:142 carregam em si ainda mais duas afirmações para as nossas vidas: A Palavra de Deus é ETERNA – Porque Deus é Eterno e A Palavra de Deus é a VERDADE – Porque Deus é verdadeiro, então questioná-la é questionar o próprio Deus.

Mesmo assim alguém pode questionar, dizendo: “Eu não acredito nisso!” –Tudo bem, o termo empregado no Salmo 119:142 é imperativo, e está afirmando que a Palavra de Deus é a verdade, e quem a sustenta é Deus, ela não depende da convicção de ninguém para ser verdadeira.

Temos que entender que a Bíblia não é a verdade porque mudou a minha vida ou a sua; ela é a Verdade porque ela vem do Deus verdadeiro, porque Ele a sustenta!

A Bíblia é a expressão da vontade de Deus

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Salmo 119:105

No texto hebraico, a palavra empregada pelo salmista é a mesma que Moisés usou no Gênesis para designar o sol e a lua. Em uma comparação podemos afirmar que a Palavra de Deus é suficiente para iluminar os nossos caminhos, ou seja, é suficiente para nos guiar em todas as decisões e ações.

Quer conhecer a vontade de Deus? É através da Palavra, e não de outros meios, isso seria subjetivismo e ceticismo. Não cabe à oração, por exemplo, o papel de direcionamento a vontade de Deus. Cabe a ela estar também sujeita à obediência e submissão à Palavra de Deus.

A Bíblia é também autoritativa no trato da minha alma.

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o sendo a tua palavra.

Salmo 119:9

Infelizmente, vivemos na geração das síndromes. Numa geração que se acostumou a estar quebrada e de joelhos para todo tipo de pecado, decorrentes de não observar a Palavra, vários e vários jovens têm buscado nos remédios, terapeutas, drogas e tantas outras coisas as soluções que só Deus pode dar (Salmo 119:92).

Jovens: diante dos problemas não se fechem para Deus, mas o busquem de todo o coração e vontade. Esqueçam as soluções que esse mundo oferece, porque só Deus pode curar e sarar a sua alma! (Salmo 119:28)

Diante do Salmo 119, podemos afirmar então que a Palavra de Deus é: 1º Aquela que define a Verdade. 2º Conduz os nossos caminhos; 3º Ela nos trata absolutamente em todas as circunstâncias.

O ano de 2020 já se foi, e 2021 está prestes a começar. Tenha como meta para o próximo ano se maravilhar com a Palavra de Deus e encontrar nela refúgio e segurança, buscando sempre o seu conselho para andar no caminho da verdade!