Discípulo ou seguidor

“Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos”

Mateus 5:1

Jesus andava cercado de muitas pessoas.

No meio da multidão que o acompanhava havia todo tipo de gente; desde enfermos e pessoas carentes até ricos e religiosos, seguiam porque Ele trazia ensinos e fazia milagres. Eram multidões de seguidores, mas poucos verdadeiramente seus discípulos.

Todo discípulo é um seguidor, mas nem todo seguidor é um discípulo.

Um Seguidor é alguém que acompanha, observa e apenas segue o ritmo ou o caminhar daquele que está liderando, mas não influi em nada; não faz a diferença. É aquele que vai à igreja e só esquenta o banco, ou que só vai pra reparar como os outros estão vestidos, o que estão fazendo ou deixando de fazer. É ainda aquele que diz que não vai mais à igreja porque está desanimado pois não vê resultados, que desiste facilmente de caminhar com o seu Senhor. Ele gosta da presença de Jesus; agrada-se pela Sua palavra e está envolvido com os acontecimentos mais extraordinários, mas ainda assim opta mais pela distância do que pela intimidade.

Um Discípulo, por sua vez, é aquele que aprende com um mestre e o imita, que quer ser como o mestre, anseia pela intimidade. Ele põe em prática a Palavra de Cristo, dá frutos e aceita repreensão quando erra. O discípulo, seja novo convertido ou de longa data, deve buscar se parecer com nosso Senhor Jesus; aquele que nasceu de novo precisa desenvolver  características que todo filho de Deus deve possuir.

Um cristão verdadeiro não se amolda aos padrões deste mundo, pois suas características são as de Cristo.

A salvação por meio de Cristo não é o fim das coisas, nem o destino final. Ela é o início da rota de uma viagem que deve mudar a vida do cristão para sempre!

Tudo começa a partir do momento em que damos o primeiro passo em direção a Jesus. Nesse momento, somos apenas uma pessoa no meio da multidão de seguidores. Relacionar-se com Jesus é uma decisão diária que deve mudar nossa vida e, na medida em que dedicamos o nosso tempo e vida para conhecer o Senhor, avançamos para os próximos níveis de comunhão com Deus — nos tornamos seus discípulos.

Esta nova vida é notável em uma pessoa quando ela guarda e vive de acordo com os mandamentos e princípios ensinados por Jesus, obedecendo suas palavras com prazer e alegria, O ama e também ama a seu próximo como a si mesmo.


Alguns dos degraus que devemos subir para chegar ao topo, de seguidor a discípulo:

I – No primeiro nível está a grande multidão. 

A pessoa soube de Jesus e decidiu segui-lo.

O seguidor na multidão tem uma pergunta: “o que você pode fazer por mim?”. Ele está atrás do que Jesus tem a oferecer. Quer um benefício, é consumidor de bênçãos. Vai à igreja esperando receber algo que deseja e quando não é correspondido, desiste.

Como agem os seguidores em meio a multidão?

  • Muitos não querem renunciar pessoas ou coisas por amor a Jesus.;
  • Em um dia eles declaram Jesus como Senhor e Salvador e no outro querem crucificá-lo;
  • Eles não querem qualquer tipo de envolvimento mais sério com Cristo e podem mudar de opinião a qualquer momento. Não gostam de ser contrariados;
  • São covardes, pois seguem a Jesus, mas têm vergonha de confessar publicamente, pois preferiram a glória dos homens do que a glória de Deus.

II – No segundo nível estão os convertidos. 

A partir desse ponto começa a transformação de seguidor para se tornar um aspirante ao discipulado. Essas pessoas demonstram interesse pelo evangelho, querem saber mais de Jesus.

III – No terceiro nível encontram-se os discípulos.

Discípulos buscam ser moldados à imagem e semelhança de Cristo para continuar a Sua missão. Colocam em prática seus ensinamentos, servem ao Senhor de todo o coração e começam a atuar em áreas ministeriais. A pergunta que fazem é: “O que eu faço para ser como você?”.

A multidão quer os benefícios, os discípulos querem ser como Ele. É bem dita a palavra em 2º Coríntios 5:17:

“Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”


Qual é o seu nível atual? Veja o quanto você já avançou nessa escada.

Aqui não se trata do tema salvação, mas do foco nos próximos passos: um dia você já foi um seguidor, e pode ser que agora já seja um discípulo, então escolha aonde quer chegar: Um seguidor na multidão? Um convertido que almeja ser um discípulo? Um seguidor envolvido num pequeno grupo que deseja saber mais de Deus? Ou um discípulo amado que alcançou a plenitude do Mestre?