O plano e objetivo que realmente importa

Todo início de ano paramos e fazemos novos planos, traçamos nossos objetivos e atribuímos metas a serem alcançadas para servirem de marcos que nos mostram que estamos avançando em direção ao nosso alvo (objetivo). É assim tanto na nossa vida pessoal quanto nas empresas que trabalham em seu “planejamento estratégico”, que contém os mesmos pontos: as metas e o objetivo.

Na vida cristã também temos um objetivo: “sermos conformados À imagem de Cristo” (Romanos 8:29). A palavra conformado nos lembra de um molde, ou uma forma, e nesse sentido devemos deixar o formato mundano e sermos modelados para cada vez mais parecermos com nosso Mestre.

Santificação é o nome do caminho que devemos percorrer para atingirmos o nosso objetivo, e não é algo que faremos sozinhos. Teremos a assistência do Espírito Santo e também de nossos irmãos que nos darão suporte durante a caminhada, e nós a eles.

A Palavra de Deus nos indica as metas que devemos ir alcançando durante essa caminhada que é o caráter de Cristo, então para isso precisamos ter intimidade com Deus através da leitura e meditação na sua Palavra e vida constante de oração. Isso não é algo que pode ser ou não optado; é uma consequência natural para quem foi alvo da graça de Deus: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” (1 João 2:6).

A imitação de Cristo é uma doutrina que muitos, por comodidade, preferem deixar lado pois exige renúncia e sacrifícios, mas uma coisa é certa: sem a santificação ninguém verá ao Senhor (Hebreus 12:14). Na verdade, a renúncia proporciona bençãos e regozijo sem fim na vida do crente. Nos gloriamos no Senhor quando vemos que estamos, por meio da imitação de Cristo, alcançando as metas de sermos semelhantes a Ele.

Finalizando gostaria de mencionar que para alcançar o objetivo traçado é preciso manter o foco, sem desviar a atenção com distrações que nos tirem da rota definida. Para isso a Bíblia também nos dá orientações do que deve ser feito:

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Hebreus 12:2

E também:

“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”

2ª Coríntios 4:18

Olhe para Jesus Cristo, o autor e consumador de nossa fé. Fixe seus olhos nas coisas do alto, nas promessas de Deus para nossa vida e para nossa vida futura que não são visíveis (isso é fé). Ao contrário das coisas terrenas (bens, saúde, realizações) que são transitórias e vão acabar, aquilo que não se vê é eterno e desfrutaremos por toda eternidade.

Planejamento para seguir a partir do ano que se inicia:

Objetivo: Ser conformado à imagem de Cristo;

Metas: Imitar a Cristo para avançar na caminhada absorvendo características do caráter de Cristo;

Alinhamento (momentos de parar para ver se estamos avançando e conquistando as metas para chegarmos ao objetivo): Analise sua vida comparando-a a Cristo;

Farol (como aqueles que sinalizam para os navios, para orientação): Olhar para Cristo e olhar para as coisas do alto. Isso vai fazer com que mantenhamos o foco.