A Alegria do Alto

Os cristãos, em geral, passam pelos mesmos problemas que os ateus ou pessoas de outras crenças. Crentes em Jesus também adoecem e morrem, pois infelizmente nós vivemos em um mundo onde há muita tristeza, tragédias e preocupações.

Há, entretanto, uma diferença marcante entre os cristãos, ateus ou pessoas de outras crenças: a alegria de alguém que crê em Jesus Cristo é uma alegria diferente.

O ser humano tem sede de alegria. O mundo tenta nos convencer que a alegria está no dinheiro, na fama, no sucesso, na família, nos bens materiais e bilhões de dólares são gastos todos os anos para promover entretenimento e alegria às pessoas, fazendo muitos acharem que ser alegre é ter dinheiro, saúde, segurança, poder, prazeres, amigos. Outros, por sua vez, pegam atalhos com o fim de chegar no destino da felicidade mais depressa.

Mas nada disso traz verdadeira alegria.

Em Eclesiastes 2, Salomão fala de sua decepcionante experiência de buscar alegria na bebida, no dinheiro, no sexo e na fama. Ao final, todas essas coisas acabam, mas a alegria de Deus não tem fim!

Podemos e devemos curtir a vida e aproveitar as coisas boas que ela proporciona, mas também devemos nos lembrar de buscar a alegria verdadeira, real e que permanece para sempre, que só encontramos no Senhor. Filipenses 4:4a diz que devemos nos alegrar sempre no Senhor. Essa alegria é a alegria no Senhor, e não por causa das circunstâncias. Assim, somente através de uma vida com Deus conseguimos desfrutar a verdadeira alegria.

Podemos desfrutar das coisas passageiras porque sabemos que vêm de nosso Pai, que é eterno e tem sempre mais alegria para nos dar, mas não precisamos mais ter medo que a alegria vai se esgotar.

Quando Paulo escreveu aos Filipenses ele estava preso, mas mesmo assim a epístola é conhecida como a carta da alegria. Esta é a alegria verdadeira, não passageira, constante e permanente, que está fundamentada na fé na ressurreição e volta de Jesus Cristo.

É a alegria decorrente de uma fé ancorada na eternidade, que olha para o alto no aguardo da volta de Jesus, porque “se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1ª Coríntios 15:19). Por isso, enquanto Cristo não volta, podemos e devemos viver esta alegria neste mundo.

 O cristão verdadeiro é uma pessoa alegre por todas as coisas que Deus faz por ele, principalmente por poder ser chamado filho de Deus e saber que pode viver a eternidade com Ele.

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos cheios de alegria”

Salmo 126: 1-3

A partir do momento em que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador passamos a viver a eternidade do Reino de Deus, vivendo em alegria, sabendo que em breve Cristo voltará.

 “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.”

Romanos 14:17

 A alegria é fruto do Espírito Santo:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”

Gálatas 5:22,23

 A nossa fonte de alegria é espiritual e não carnal. O cristão deve, assim, frutificar o fruto do Espírito Santo. A alegria do Senhor é uma parte essencial da nossa vida, por isso a alegria de Jesus deve estar em nós desde o momento em que fomos salvos até à eternidade.