Alegrando-se no Espírito Santo

É campeão!  É campeão!

Com a conquista de um campeonato ou na vitória contra o maior rival, muitos torcedores “explodem” de alegria. Você já deve ter visto as pessoas chorando, se abraçando, pulando e tantas outras coisas pela alegria das conquistas de seu time de futebol, ou até mesmo você é um desses milhares de torcedores. É muito legal ter o seu “time do coração” e torcer para que ele conquiste vitórias e campeonatos, mas existe algo que deve ser o “climax” de nossa alegria, e trato aqui sendo quando contemplamos a ação soberana de Deus em seu plano de juntar um povo para glória do seu nome.

Comecei o texto ilustrando uma explosão de alegria para que possamos imaginar sobre o relato bíblico que mostra o Nosso Senhor Jesus no momento de maior expressão de alegria em seu ministério terreno. E esse momento é justamente quando ele contempla a ação soberana de Seu Pai:

“Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.”

Lucas 10:21

O contexto do versículo citado trata do retorno dos discípulos que Jesus enviara para anunciar a vinda do Reino de Deus e a necessidade do arrependimento.  Eles voltaram alegres e admirados das obras que realizaram no nome de Jesus:

“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam”.

Lucas 10:17

Temos grande alegria em saber que nosso mestre é Senhor sobre tudo e sobre todos, sua autoridade é de eternidade a eternidade.

Em uma escala de grandeza de alegria Jesus lhes mostra que alegria ainda maior e que deve ser motivo de jubilo e glória a Deus é o fato de termos sidos salvos:

Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.”

Lucas 10:20

O evangelho revela como realmente somos: pecadores indignos e merecedores do inferno, e declara o que foi realizado por Cristo para nossa salvação, a saber, sua vida, morte de cruz e ressurreição dentre os mortos.  Assim é inevitável a grande alegria de sabermos que temos nossos nomes escritos no céu e ter o desejo de fazer essa mensagem de salvação ser multiplicada.

Até agora vimos a alegria dos discípulos, mas vamos nos atentar agora para o versículo em que nos mostra Jesus em um momento de grande alegria, o versículo 21 de Lucas 10 que lemos no início do texto. 

O versículo começa com “Naquela mesma hora”, isso é importante para sabermos que a reação de Jesus está relacionada ao retorno dos discípulos que haviam sido enviados e mais propriamente no relato dos acontecimentos, em que expulsaram demônios em seu nome, mas o foco é a recepção ou rejeição da mensagem que anunciavam. Muitos receberam com alegria, mas em tantos outros casos tiveram que “sacudir a poeira dos pés” e deixar o lugar.

O fato da mensagem ordenada ter sido fielmente anunciada foi o motivo da expressão de alegria que em algumas versões é traduzido: se alegrou Jesus no Espírito Santo, outras, por exemplo. “Jesus exultou no Espírito Santo”. Jesus estava cheio do Espírito Santo e isso lhe conferiu uma alegria, uma exultação, um gozo arrebatador que culminou em uma grande exclamação dirigida ao Pai.

“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

Lucas 10:21

O reino de Deus é chegado, arrependei-vos, o Rei desse reino virá após nós.  Uma mensagem semelhante a essa foi anunciada; muitos a receberam, porém muitos rejeitaram.  Para os enviados cabiam a eles anunciar a mensagem de maneira fiel e confiar nAquele que os enviou. 

Deus está no controle e o Seu plano é perfeito. Toda glória é Dele, e assim Ele a recebe:

  • Quando aqueles que são como crianças, que não confiam em si mesmo a recebem confiando que a mensagem da parte de Deus foi proclamada;
  • E também quando aqueles que confiam em si mesmos e se acham autossuficientes, rejeitam a mensagem do reino de Deus, pois essa exige um reconhecimento da própria incapacidade, do arrependimento e a confiança e submissão ao Rei desse reino.

Também fomos enviados, comissionados pelo Nosso Senhor para anunciar as Boas Novas, o Evangelho da Salvação, e devemos fazê-lo de maneira fiel denunciando o pecado e anunciando a salvação em Jesus Cristo. Muitas vezes não vemos o resultado imediato, talvez muitos tenham recebido a Cristo e nem saberemos, mas por diversas vezes poderemos presenciar pessoas as quais anunciamos o evangelho se renderem a Cristo, sabemos que “…haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende…” (conf. Lucas 15:7)

Se no céu há regozijo, tanto mais em nosso meio que já recebemos tão grande salvação !! 

Temos anunciado o evangelho, missão para qual fomos chamados ?

Temos anunciado a mensagem de maneira fiel ?

Se nossa resposta for “sim”, podemos exultar-nos de alegria, pois a vontade de Deus será realizada e esse é o motivo de nossa alegria.