Olhando bem para o alto através da Bíblia

Há algum tempo atrás, o planejamento de viagens era bem diferente. Usávamos, por exemplo, um “guia” que tinha mapas e locais para hospedagem. Lembro-me de uma vez quanto eu e minha família estávamos voltando de Curitiba e eu queria fazer um caminho diferente. Íamos passar pelo Parque Estadual Carlos Botelho – no mapa havia um caminho muito pequeno – um centímetro apenas – e o guia indicava que esse caminho tinha 82 km e levava duas horas. Eu olhei bem e pensei: “Impossível – 82 km é menos de uma hora. Não pode levar todo esse tempo”. Porém, eu estava enganado! Foram 41 km de subida (quase na vertical) e 41 km de descida, numa estrada cheia de curvas.

Mas isso é coisa do passado – hoje usamos a internet – e, em tempo real – você vê até a faixa da rodovia que deve usar. Se queremos uma viagem segura, precisamos de informações de confiança – e a Bíblia é a única fonte total de confiança, pois foi inspirada por Deus.

Mas, como e quando a Bíblia foi compilada?

Não há uma lista de livros que deveriam pertencer à Bíblia – ocorreu um processo – o Antigo Testamento foi compilado por rabinos e eruditos – e o Novo Testamento, pelos primeiros cristãos. Porém, certamente foi Deus quem decidiu quais livros deveriam constar pertencer a ela.

A Bíblia tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

II Timóteo 3:16-17

Ela foi escrita por aproximadamente 40 autores durante um período de 1.500 anos, mas o seu pensamento, do primeiro ao último versículo, é uma UNIDADE! Deus nos dando um caminho para nossa reconciliação com Ele.

Na Bíblia temos centenas de profecias detalhadas, cuja chance de se realizarem humanamente falando, eram próximas de ZERO, mas Deus as escreveu para que, quando acontecessem, tivéssemos a comprovação de que ELE é o Autor!

Por volta do ano 250 d.C., houve uma concordância quase universal sobre quais livros compunham o Velho Testamento e em 363 d.C. o Concílio de Laodicéia estabeleceu quais os 27 livros do Novo Testamento.

Quatro princípios foram utilizados para determinar se um livro do Novo Testamento era inspirado pelo Espírito Santo:

  1. O autor foi um apóstolo ou teve estreita ligação com um apóstolo?
  2. O livro é aceito pelo Corpo de Cristo como um todo?
  3. O conteúdo é de consistência doutrinária e ensino ortodoxo?
  4. O livro contém provas de alta moral e valores espirituais que reflitam a obra do Espírito Santo?

E é bom lembrar que homens fizeram essa compilação, porém, certamente dirigidos por Deus.

E a Bíblia tem AUTORIDADE – muitas pessoas se convertem a Deus, aceitando Jesus como Salvador, apenas pela leitura da Bíblia! Ou seja, só a Bíblia transforma vidas e culturas!

Creio que você, assim como eu, já se pegou chorando durante a leitura de um trecho da Bíblia, por perceber as palavras do próprio Deus sendo dirigidas a nós!

O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.

Marcos 13:31

Fortaleçamos as nossas vidas com a leitura da Bíblia – cada dia ela será mais interessante!