Em todo o tempo, a Verdade

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32

Estamos vivendo uma era de inverdades, de meias-verdades, uma época de fatos manipulados e distorcidos. E como o cristão pode não apenas sobreviver, mas florescer e frutificar em meio a essa situação? Como sempre, a Palavra de Deus nos dá a resposta.

No livro de Atos encontramos um trecho muito conhecido, sobre o trabalho missionário de Paulo e Silas em Beréia:

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.”

Atos 17:11

Essa passagem apresenta de forma clara o que devemos fazer. O cristão não deve tomar por verdade qualquer texto, informação ou estudo que lhe chegue às mãos. É parte da vida cristã partilhar de conhecimentos verdadeiros, uma vez que nossa salvação e transformação vem da Verdade singular e única que é Jesus.

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”

João 1:14

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto.”

João 14:6-7

Como os bereanos, precisamos examinar aquilo que nos alcança, e isso é válido e aplicável aos assuntos seculares e espirituais, afinal, o cristão genuíno é reflexo da Verdade em todo o tempo, até o fim de sua vida. Examinar algo é um processo que envolve diversas etapas, dentre elas gostaria de destacar o conhecer.

E o que é conhecer?

De acordo com o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, conhecer é:

  • Ter passado por determinada experiência; ter experimentado;
  • Ter conhecimento adequado sobre determinada área; dominar, saber;
  • Ter consciência correta de algo, de alguém ou de si próprio;

Assim, conhecer envolve um saber não superficial, mas sim aprofundado sobre algo. Nunca poderemos identificar inverdades se não tivermos aplicado nosso tempo no esquadrinhamento da fonte da informação.

Notícias manipuladas podem destruir famílias e vidas, estudos bíblicos não firmados na Palavra de Deus podem destruir lares e levar a morte eterna de muitos. Aproveitar nosso tempo na leitura, análise e meditação da Bíblia, é essencial para que o cristão não seja soterrado sob o peso de uma falsa verdade.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”

João 5:39

Em meu ambiente de trabalho como cientista e pesquisadora, existe um processo chamado revisão de literatura. Essa é a primeira etapa no desenvolvimento de um projeto e é contínuo até que a pesquisa seja concluída. Uma revisão de literatura nada mais é do que reunir todas as fontes relacionadas ao assunto que será objeto de um estudo.

É um processo que enganosamente parece simples. Entretanto, não basta apenas agrupar todos os documentos encontrados em um banco de dados ou na internet, é importante que desde o início seja aplicado um filtro ao tipo de fonte que será aceita como fundamental. É preciso fazer um refinamento.

Em nossa vida secular e espiritual, nós também precisamos desenvolver o hábito de refinar quais informações passarão por nossos olhos, serão examinadas por nós, e então compartilhadas com nossos queridos. O refinamento garante que nós estaremos edificando a vida do próximo, e não sendo motivo de tropeço ou destruição em nossa esfera social.

Ao examinarmos um texto bíblico ou casual, dúvidas naturalmente surgirão; no entanto, o aparecimento desse obstáculo não é razão para interrompermos nosso estudo. Ao contrário, é uma oportunidade de compartilharmos nossas dúvidas com pessoas com conhecimento mais avançado que o nosso naquele momento. É uma porta aberta para nosso crescimento individual e para a comunhão entre a Igreja.

Numa era de inverdades, todo cristão, seja ele homem ou mulher, criança ou idoso, com alto grau de formação ou desprovido de estudo, tem como responsabilidade pessoal ser uma fonte inquestionável da verdade.

“Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça.”

Efésios 6:14