Oração de alegria

Há um filme na Netflix chamado Bird Box. Esse filme conta a história de uma mulher que, junto com um par de crianças apelidados por ela de garoto e garota, devem atravessar vendados uma floresta e um rio para evitar que entidades sobrenaturais mostrem os piores medos das suas vidas, o que os levaria a cometer suicídio.

Imagine o cenário caótico: acidentes, explosões, mortes e em meio a tudo isso uma mulher e duas crianças sem saber o que fazer, sem ter uma única luz de esperança; e é então que eles decidem ter fé e acreditar que era possível atravessar por tudo isso sem enxergar, mas apenas confiando que tudo iria ficar bem.

No Salmo 13, encontramos uma situação parecida com a do filme: Davi estava aflito por ter sobre si uma montanha de sentimentos. Ele reclama de um inimigo que se levanta contra ele, reclama dos seus próprios sentimentos e reclama ainda da ausência de socorro por parte do Senhor. O que estava acontecendo com o rei é o que está acontecendo hoje com muitos de nós, uma sobrecarga de calamidades! Desde março de 2020 vivemos uma pandemia, uma crise política, uma crise econômica e um mundo fatiado por ideologias de todos os tipos que nos dividem em tribos; a verdade é que em tempos assim parece-nos que a distância entre nós e o Senhor se torna imensurável e como o salmista clamamos: “Até quando SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre?”.

O retrato que esse cenário nos apresenta claramente é que os corações da maioria das pessoas estão aqui, nesta vida mortal. E que na verdade não foi o Senhor que se esqueceu de nós, mas nós é que confiamos demais em nossas próprias forças, em estabilidade, em coisas – e em pessoas, e esquecemos-nos de confiar em Deus! Passamos a olhar para tudo que acreditávamos ter sob nosso controle e que julgávamos serem nossos ruírem e o desespero tomar conta.

A resposta, porém, para tanta dor e sofrimento é uma só, e para nós Cristãos é a melhor: oração! Como no filme é de olhos fechados que conseguimos sobressair sobre as dificuldades e aqui está o paradoxo da nossa jornada com Deus, pois é quando estamos de olhos fechados que conseguimos enxergar a sua graça sobre nós, é quando estamos de olhos fechados que conseguimos olhar para o alto e sentir o renovo do Senhor e transpor barreiras. Assim poderemos dizer como Davi, no salmo 13, verso 5: “No tocante a mim, confio na Tua graça, e se alegra o meu coração na Tua salvação”.

A alegria verdadeira só pode ser encontrada quando nossos olhos repousam na graça divina, olhando com os olhos da fé para o alto.