A Viva Esperança

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” 1 Pedro 1:3

O ser humano é movido pelos seus desejos. Enquanto com fome, busca o alimento; quando com sede, a água; quando com ignorância, o entendimento; e assim por diante. Os anseios do nosso coração vão pouco a pouco revelando qual é o nosso tesouro, então facilmente podemos afirmar: “diga-me o que você deseja e eu te direi quem tu és!”

Além disso, somos movidos por um sentimento que nos faz acreditar que aquilo que temos pode melhor nos enriquecer, por exemplo, algumas pessoas acreditam que os seus bens as tornam especiais, outras, o diploma, ainda outras, acreditam que o currículo tenha esse poder. O mais comum em Araras talvez, seja alguém acreditar que o sobrenome faça isso por elas, mas independente disso temos a realidade. Os anos 2020 e 2021 provaram que ter e ser é uma relação bem frágil quando a morte se faz presente, as pessoas estão agora sem ter onde depositar esperança, entenderam que ter e ser nessa terra é uma morta esperança com prazo de validade. 

Pedro lembra aos irmãos a quem destinou sua primeira carta que eles, como peregrinos neste mundo, apesar das perseguições e mortes ou das dores e tristezas, não estavam sozinhos, mesmo que se sentissem assim. Primeiramente, Pedro quer recordar a esses irmãos que eles tem um Deus e Pai “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo […]”, isso também é um aviso para nós hoje, há um Deus e Pai para quem devemos correr nesses dias de dor. Quando as lutas vem, nós facilmente esquecemos que temos um Deus quando na verdade a nossa atitude deveria ser como a de Pedro, louvar a esse bendito Deus e Pai por causa do nosso Senhor Jesus Cristo, porque é por meio dele que temos a viva esperança. 

Como peregrinos nesta terra podemos perder o senso de ter e ser por causa das inúmeras coisas que nos ocorrem, mas há para nós a viva esperança que veio através da ressurreição de Cristo “[…] que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”

A páscoa deve nos lembrar que Ele pagou o preço dos nossos pecados com a sua vida e que ao terceiro dia ressuscitou, vencendo o pecado, o diabo e a morte! A viva esperança por meio de Jesus tem que nos fazer olhar para as dificuldades e encará-las, sabendo que mesmo depois de perdermos tudo aqui na terra ganharemos infinitamente mais com Cristo no céu.