O Valor da Ressurreição

Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.

Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”

1ª Coríntios 15: 1-4

Este mês comemoramos uma das festas mais importantes para os Cristãos: a Páscoa, quando lembramos a morte e ressurreição de Cristo. Como lemos em 1Co 15:1-4, esta é a base do evangelho: Cristo morreu pelos nossos pecados mas ressuscitou vencendo a morte, e esta é a nossa esperança.

Sem a ressurreição a obra de Cristo estaria incompleta. Se não existisse o domingo, a sexta-feira teria sido apenas o dia da morte do messias, um Cristo morto não poderia oferecer vida eterna aos que crêem.

Ele morreu pelos nossos pecados, pagou o preço pelo pecado, pois “sem derramamento de sangue não a remissão de pecados”, havia a necessidade do pagamento da sentença do pecado. Cristo fez esse pagamento na Cruz. Satisfez a justiça Divina, porém se Ele tivesse permanecido no túmulo, não teríamos esperança, a morte teria vencido;

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

Se a nossa esperamos em Cristo é só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens,”

1ª Coríntios 15: 17-19

a mensagem do evangelho seria incompleta.

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”

1ª Coríntios 15: 20-22

A ressurreição é o grito de vitória “Cristo Vive!”, nele podemos crer, ele pode dar vida a todos quantos o receberem. 

Neste tempo onde a morte tem sido tão presente e está tão próxima de nós, a certeza da ressurreição é o nosso consolo, a certeza da nossa ressurreição e a convicção que a morte não tem a palavra final; os que morrem em Cristo têm vida eterna e também ressuscitarão, e todos nós, com um corpo glorificado, iremos ao encontro do nosso Senhor nos ares, esta convicção produz em nós um eterno gozo de glória. 

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?

Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”

1ª Coríntios 15: 52-58

Aleluia, Cristo Vive! Olhemos para o alto!