A Marca do Exemplo na Família

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”

2ª Timóteo 1: 5

O apóstolo Paulo chama Timóteo de filho na fé, a quem ensinou sobre o ministério (1ª Timóteo 1:2). Mas Timóteo tinha também um legado familiar valoroso, tanto que o apóstolo Paulo falou que ele era conhecedor das Escrituras desde muito novo (2ª Timóteo 3: 15) e o exortou a continuar “nas coisas que aprendeste e ficaste persuadido a crer, sabendo de que pessoas as aprendeste e que desde a infância tens conhecido os escritos sagrados, que te podem fazer sábio para a salvação, por intermédio da fé em conexão com Cristo Jesus” (2ª Timóteo 3: 14-15).

Paulo visitou Listra durante sua primeira viagem missionária, provavelmente quando Lóide e Eunice receberam a mensagem do Evangelho e foram convertidas a Cristo. Quando retornou à cidade de Listra, Paulo encontrou o jovem Timóteo que havia sido bem instruído no Evangelho por sua mãe e avó.

À luz de todo contexto, aparentemente Lóide e Eunice tiveram participação fundamental na conversão de Timóteo ao cristianismo, tanto que o apóstolo Paulo escreve que a fé genuína habitou primeiro em Lóide e Eunice e depois em Timóteo (2ª Timóteo 1: 5).

As declarações de Paulo a respeito da fé de Timóteo, de Lóide e de Eunice mostram que a educação bíblica dada desde cedo no lar pelos pais e mesmo pelos avós é fundamental para determinar o futuro espiritual de um jovem.

Uma das maiores riquezas que um filho pode ter são as marcas recebidas na infância por meio da família, e dar uma educação religiosa eficaz aos filhos é uma responsabilidade séria e deve ser feita através de ensinamentos verbais e por ensinamentos comportamentais.

O ensinamento verbal é aquele feito através da instrução ou conselhos que os pais passam para seus filhos, e o ensinamento comportamental é promovido através daquilo que os filhos veem no comportamento e atitudes dos seus pais, observam, aprendem e imitam.

As crianças percebem se realmente acreditamos naquilo que falamos, se vivemos a fé sem fingimento mencionada pelo apóstolo Paulo (2ª Timóteo 1: 5) e se damos testemunho de vida cristã em casa, enquanto a incoerência entre o que falamos e o que fazemos impede que filhos também vivam o evangelho. O testemunho de vida é imprescindível para educar os filhos a viverem a vida cristã.

A maior parte do tempo dos filhos não é na Igreja, então os pais devem aproveitar cada minuto para ensinar a Bíblia, não deixando isso apenas para quando forem ao culto.  Por isso é importante o alerta de Provérbios: “ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22: 6). 

No dia a dia em família é preciso haver espaço para falar e estudar as Escrituras. 

Lóide e Eunice sabiam disso, por isso viviam a fé genuína, sem fingimento, e o apóstolo Paulo lembrou a Timóteo que elas exerceram importante influência sobre sua formação cristã e contribuíram muito para a qualidade da fé que ele possuía.

Além de cumprirem seu papel maternal, Lóide e Eunice também cuidavam da vida espiritual de Timóteo, cumprindo o sacerdócio familiar, ensinando as Escrituras para o neto e filho.

Sem dúvida, foi preciso bastante tempo e esforço diligente para arraigar essa convicção firme no coração de Timóteo.

Por isso o jovem Timóteo era tão temente a Deus, e o bom testemunho do neto e filho de Lóide e Eunice chamou a atenção do apóstolo Paulo para o bom discipulado feito por elas, cujo resultado pode ser visto durante todo o ministério de Timóteo.

A história de Lóide, Eunice e Timóteo serve de ilustração para mostrar que o maior sucesso que os pais podem ter é verem seus filhos na presença de Deus, tanto que o apóstolo João disse a respeito dos seus filhos espirituais que não tinha maior gozo do que o de ouvir que os seus filhos andavam na verdade (3ª João 1: 4).

“Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.”

3 ª João 1: 4

Por certo, o sentimento expresso na história de Lóide, Eunice e Timóteo; e nas palavras do apóstolo João pode ser por nós compartilhado pois, quando ensinamos as verdades bíblicas aos filhos e as vivemos, poderemos ver o resultado que faz com que todos nossos esforços valham a pena, isto é: ver e ouvir que nossos filhos andam na verdade.