Salmos 128 e a família

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!

Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.

Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.

Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor!

O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,

vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”

Salmos 128: 1-6

Este mês de maio é dedicado às famílias. Gosto muito deste salmo, aqui o salmista fala de uma família que é feliz, bem aventurada, onde todos são incluídos: homem, esposa e filhos.

Já no 1º versículo encontramos o segredo da família bem sucedida, o temor do Senhor. 

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!”(v. 1). O Temer ao Senhor e andar nos seus caminhos trará bem aventurança sobre sua vida e da Sua família.

  • Deus trará bênção sobre o trabalho e mesmo em meio às dificuldades terá a felicidade no trabalho de suas mãos. Tendo com alegria o suprimento das necessidades dos seus.

Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.” (v. 2)

  • Uma família que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos tem equilíbrio e todos os papéis serão desenvolvidos com harmonia e comunhão. A figura de todos ao redor da mesa nos mostra uma família unida, onde pais e filhos gozam de perfeita comunhão.

Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.” (v. 3)

  • A família é benção do Senhor, cada membro tem seu papel importante e quando Deus está no centro haverá prosperidade e paz.

Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” (v. 4 – 6)

  • Infelizmente hoje vemos os valores familiares sendo atacados. O desejo do nosso inimigo é destruir as famílias porque ela foi criada por Deus. Por isso a necessidade de termos famílias que andam nos caminhos do Senhor, para serem exemplos em uma sociedade tão pervertida. Nós precisamos de famílias sólidas, bem aventuradas, onde as gerações futuras possam permanecer nos caminhos do Senhor e desfrutar das bênçãos.

Famílias olhando para o alto e vivendo de acordo com os padrões de Deus e nunca amando este presente século. Assim teremos famílias bem-aventuradas.

Que Deus nos ajude!