Padrão é bom?

O nosso mundo, querendo você ou não, é um mundo de padrões. Em todas as áreas da vida comum nós temos padrões, sejam eles de medidas, quantidade, qualidade e etc.; por exemplo: na construção civil desde a fundação de uma construção até o seu acabamento há um padrão. O construtor não vai simplesmente fazendo as coisas conforme lhe dá na telha, por que há um padrão estabelecido para que a obra dê certo. Na gastronomia, a mesma coisa, há um padrão de tempero, um padrão de sabor, há um padrão.

O convívio em sociedade tem um padrão. Ainda que seja mínimo, ele existe e deve ser respeitado pois esse padrão, muito mais do que qualquer outro, carrega leis que impõem limites ao transgressor caso o padrão de convivência falhe. Mas, notem que década após década, a cada geração, as pessoas estão dispostas a romper com os padrões e que normalmente são os jovens que buscam essa quebra de padrões. Eles buscam ser únicos e são incentivados por tudo quanto é meio a serem assim, a palavra de ordem para os jovens é: “Seja diferente, quebre os padrões!”

Mas e quanto ao Jovem cristão, qual é o chamado dele? É para seguir um padrão ou ser diferente? O Apóstolo Paulo em sua primeira carta ao jovem Timóteo, nos dá a resposta:

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

1ª Timóteo 4: 12

Paulo instrui a Timóteo para ser o padrão de cristão para toda a Igreja. Assim meu caro leitor, há um padrão que o Jovem cristão deve seguir, um padrão que não vem de homens mas de Deus, e que Ele quer que você siga. Para ser esse padrão Paulo deixou cinco conselhos a Timóteo, válidos para os jovens de hoje. Vejamos quais são:

O primeiro deles é o conselho sobre a palavra. Isto é, a forma como usamos as palavras com as outras pessoas.

Se tornou muito comum vermos cristãos falando palavrões ou usando de palavras ríspidas com outros. Pode até parecer demonstração de poder e força para a nossa cultura tal prática, pode parecer descolado fazer uso de palavrões, mas a verdade é que o mal-uso das palavras é pecado.

Em Mateus, capítulo 12: 36 e 37 o Senhor Jesus nos advertiu de que todos nós daremos conta de cada palavra frívola no Juízo final! No capítulo 4, versos 25, 29 e 31 de sua carta aos efésios o apóstolo Paulo diz para não usarmos nossas palavras para mentir nem para falarmos palavras torpes, mas para as usarmos sempre para a edificação!

São dias onde todos nós queremos fazer uso da palavra, emitirmos opiniões e demonstrarmos força, mas os conselhos que temos na Palavra de Deus é para falarmos menos, e quando abrirmos a boca o fazer para edificarmos o nosso próximo.

O segundo conselho é com relação ao nosso procedimento, um tema que tem sido muito debatido no meio evangélico.

Diante do avanço da igreja muitos pastores e teólogos tem percebido e descrito que embora os números de pessoas ditas evangélicas tenha aumentado as verdadeiras conversões não. Isso porque a maneira com que essas pessoas se conduzem na sociedade não têm mudado, o seu procedimento continua o mesmo de antes!

Na primeira carta de Pedro, capítulo 1, verso 15 o apóstolo assevera para sermos santos como o nosso Deus é Santo inclusive em nosso procedimento. Ah! Como precisamos nos lembrar sempre disso!

O terceiro conselho é sobre o amor, e não estamos falando do amor hollywoodiano.

Deus quer que tenhamos como padrão o amor de Jesus: o amor da servidão, o amor da entrega. O amor descrito pelo próprio Senhor quando Ele diz: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15: 13). Jovem, não se iluda. Esse é o amor verdadeiro e é por esse amor que somos chamados a viver. Temos em nosso Senhor o padrão perfeito de amor.

O quarto conselho que vemos Paulo deixar é que tenhamos fé, o que também pode ser entendido como Fidelidade.

E quanto jovens cristãos tem deixado isso de lado? Não querem compromisso com a Igreja local, não querem compromisso com Deus. Jovens, fiquem firme sobre a rocha que é Cristo Jesus. Sejam fiéis à Ele e à sua Igreja, porque só assim vocês serão como Ele.

O quinto e último conselho é sobre a pureza, um tema crucial para os nossos dias.

Tendo em vista o avanço do ministério do Anticristo sobre a terra é visível como a impureza tomou conta de quase todas as instituições. Eu poderia listar uma infinidade de práticas e modalidades impuras mas pra quê? É visível e não dá para negar. Todavia jovens, nós fomos chamados para a pureza: pureza no uso da internet, pureza nos nossos relacionamentos, pureza no nosso trabalho, na escola, na Igreja.

Sejamos conforme o padrão de Deus e não do mundo. Ao mundo pertence o padrão de impureza, do descompromisso, do ódio, do procedimento vulgar e dos palavrões. A nós, ainda que jovens, o padrão dEle é aquele que nos cabe.

Pense nisso e examine a sua vida. Se questione: “Eu tenho sido conforme o padrão de Deus?”

E lembre-se sempre: o padrão de Deus é bom, perfeito e agradável.