Em comunhão

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.”

Romanos 12: 15

Normalmente, quando pensamos em comunhão nos lembramos apenas dos momentos agradáveis que passamos nos alegrando com os que estão alegres.

Mas, também podemos ter bons momentos de comunhão chorando com os que choram, dando suporte àqueles que buscam amparo nas mais diversas situações pelas quais possam estar passando, inclusive para lembrá-los de que o socorro vem do alto.

Além do versículo citado acima a Bíblia nos apresenta outros que nos ensinam a ter comunhão durante os períodos difíceis, como por exemplo em Gálatas 6: 2, onde nos incentiva a levar as cargas uns dos outros, em Efésios 4: 2 e Colossenses 3: 13, em que nos conclama a darmos suporte aos nossos irmãos, ou ainda em Eclesiastes 4: 9-12, mostrando a importância de ter sempre alguém ao nosso lado ou estar ao lado de alguém nos momentos bons e naqueles não tão bons.

A Bíblia também é rica em exemplos de pessoas que estavam passando por momentos ruins e tiveram companheiros com quem puderam contar.

Um deles foi Paulo, que na segunda vez em que esteve preso em Roma teve Lucas ao seu lado (2ª Timóteo 4: 11). Companheiro de ministério, discípulo amado e amigo fiel que naquele período de grande necessidade e dificuldades do apóstolo pode cuidar dele, trazendo-lhe grande conforto até o final de sua jornada, e também ajudá-lo na comunicação com os irmãos, transmitindo a estes a mensagem do amor de Cristo.

São versículos e exemplos que nos ensinam e lembrar a importância da comunhão e de ter ou ser companheiro em todo tempo, o que se mostra ainda mais necessário nos momentos de dificuldades onde, normalmente, muitos acabam se afastando.

Nos períodos difíceis, durante os momentos de comunhão, os companheiros podem se ajudar mutuamente a trazer à memória aquilo que dá esperança (Lamentações 3: 21) e a lembrar a olhar para o alto, ou seja, para o Senhor, de onde vem o socorro (Salmo 121: 1-2).

Hoje, seguramente, alguém do seu relacionamento está passando por algum tipo de dificuldade.

Você tem chorado com esta pessoa e buscado ter momentos de comunhão com ela?

Lembre-se, são nestes momentos em que as pessoas mais precisam de nosso suporte e de alguém para lembrá-los a buscar o socorro no Senhor.

Há pouco mais de um mês pude vivenciar a importância de ter momentos de comunhão, ainda que online, durante o período de internação de meu filho em decorrência do coronavírus.

Foi um período em que as orações, as palavras e o choro de familiares, irmãos e amigos trouxeram conforto e apoio, e no qual o socorro e a força que vem do Senhor mantiveram a mim e a minha família em pé até a alta hospitalar e a plena recuperação dele, e em que aqueles também puderam se alegrar com a nossa alegria e testemunhar o agir de Deus.