Santificação

Que tempo emocionante é esse de olimpíadas. Mesmo de longe podemos perceber a concentração, nervosismo e a vontade dos competidores em vencer. Todos os atletas que lá estão só pensam em uma coisa: a medalha de ouro! Ainda que nem todos vão alcançar tal marca, todos eles vão entregar o seu melhor para representar bem suas nações.

De igual modo não posso deixar de pensar em uma coisa: como eu estou representado a minha nação celeste? Será que na corrida da vida eu tenho me preocupado em correr de forma que honre a Deus? No capítulo 9, versos de 24 a 27, da 1ª carta aos Coríntios, Paulo vai fazer exatamente essa comparação, de que somos como atletas disputando uma corrida. Mas quem são nossos adversários que tentam nos impedir de vencer?

Bom, na corrida da vida cristã nós podemos listar o pecado, o Diabo e as preocupações da vida como adversários ferozes que tentam nos impedir de chegar ao prêmio final. Por isso, o apóstolo nos deixou quatro conselhos:

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”

1ª Coríntios 9: 24

O primeiro conselho de Paulo para vencermos a corrida é: Foco no prêmio final!

Não adianta corrermos uma corrida com olhos nos adversários. Eles só vão atrapalhar, vão buscar de todos as formas nos fazer pensar que o prêmio não é para nós! Porém não devemos esquecer do que Romanos 8: 18 nos diz: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

Na corrida pela santificação, outro quesito importante é a disciplina:

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”

1ª Coríntios 9: 25

Vida cristã é ser tentado pelo pecado e não pecar, é ter autodomínio, é ter a capacitação do Espírito Santo para rejeitar as artimanhas que nos cercam como está escrito em Romanos 6: 22: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e por fim, a vida eternar”.

Os dois últimos conselhos para nós são: Correr com propósito e lembrar que a corrida é individual!

“Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

1ª Coríntios 9: 26-27

Ter uma vida de propósito com Deus nos leva a ter intimidade com Ele, o que torna a corrida muito mais leve e fácil. Ter uma rotina de leitura da Palavra, oração e comunhão faz toda a diferença para a vida cristã. É como a água durante a maratona, é ela que hidrata e traz refrigério nos momentos mais difíceis, e forças para seguirmos em frente.

Devemos seguir em frente não esquecendo que a corrida é individual. Às vezes queremos que as pessoas ao nosso redor atinjam o mesmo nível de crescimento espiritual que nós estamos alcançando e isso é perigoso. Deus vai trabalhando na vida de cada crente para que cada crente se torna a imagem cada vez mais perfeita do nosso Senhor Jesus, assim há pecados em minha vida que serão tratados de maneira diferentes do que na sua, e a mesma coisa vale para você com relação a outras pessoas.

O que não podemos deixar de fazer é correr essa verdadeira maratona que nos foi confiada, sabendo que ao final chegaremos mais santos e parecidos com Cristo e com um prêmio incomparavelmente melhor do que os nossos olhos podem imaginar.