Vida Santa

15Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

1ª Pedro 1: 15 – 16

Para viver de maneira santa precisamos entender o que a Bíblia nos fala sobre santidade.

Em primeiro lugar a palavra “santo” vem de um termo que significa “separado”. Assim, o que é santo está separado do uso comum, é algo sagrado, principalmente por ser algo limpo e puro.

Temos na Bíblia alguns aspectos quanto a santidade:

  • É um atributo de Deus

Deus é Santo – Isaías 57: 15, 1ª Pedro 1: 15 – 16

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.”

Isaías 57: 15

A santidade de Deus é aquela perfeição divina pela qual Ele é absolutamente distinto, separado de todas as Suas criaturas, e exaltado acima delas em majestade infinita.

A santidade pode ser definida como aquela perfeição de Deus em virtude da qual Ele eternamente determina e mantém Sua própria excelência moral, aborrece o pecado e exige pureza de Suas criaturas (Jó 34: 10 – 12, Isaías 6: 5, 1ª João 1: 5).

Bem se poderia chamar a santidade de Deus o atributo moral enfático de Deus. Nas visões e revelações que Deus concedeu aos Seus servos no passado, no tempo do Antigo Testamento, o que mais se salientou foi a Sua santidade.

A santidade de Deus se manifesta em Suas obras:

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.”

Gênesis 1: 31

A santidade de Deus se manifesta em Sua Lei:

“E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.”

Romanos 7: 12

Resumindo, a santidade de Deus se manifesta em Seu ódio contra o pecado e em Seu deleite na retidão; na separação entre Ele e os que vivem no pecado; e na providência que tem em vista tornar santo o homem em seu caráter e conduta.

  • É uma ordem imperativa a todos os Salvos: “sede santos

Na sua epístola o apóstolo Pedro nos mostra que todo aquele que foi regenerado, ou seja, experimentou o novo nascimento, deve ser santo.

Primeiro somos santos em posição. Ao sermos regenerados fomos separados do mundo para Deus. Todo salvo é santo, o Apóstolo Paulo deixa isso bem claro nas suas saudações as igrejas as quais suas cartas foram escritas:

“A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”

Romanos 1: 7

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:”

Efésios 1: 1

Todo aquele que creio em Cristo com seu Senhor Salvador se tornou santo, ou seja, uma nova criatura separado do mundo para Deus.

Segundo, somos ou devemos ser santos na nossa conduta, no nosso viver diário, isso é chamado na Bíblia de santificação. A vida de santidade é um processo. Viver cada dia separado de tudo que não agrada a Deus. Não é vivida com nossos próprios esforços, mas através da atuação do Espírito Santo em nossas vidas, em obediência a Palavra de Deus. Sendo seus imitadores.

13Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; 14Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;”

1ª Pedro 1: 13 – 14

22Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; 23Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”

1ª Pedro 1: 22 – 23

15Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

1ª Pedro 1: 15 – 16

Que o Senhor nos ajude.