A Igreja – Corpo de Cristo

A igreja teve seu início em Atos cap. 2 no dia de Pentecostes, com a descida do Espírito Santo. Nos evangelhos a única menção da igreja está em Mateus 16: 18 e 18: 17.

“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.”

Mateus 16: 18

“Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.”

Mateus 18: 17

Aqui, Cristo declara a existência da Igreja como no futuro porque ela seria formada de pessoas compradas por seu sangue. Ela foi fundada sobre a morte, ressurreição e a ascensão de Cristo.

Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.”

Efésios 2: 13

A palavra grega usada pra igreja é ekklesia que significa “chamados para fora”. Essa palavra é usada 115 vezes no Novo Testamento em dois aspectos:

  • Referindo-se a Igreja universal, corpo de Cristo (Efésios 5; 29-30), que é formada por todos os salvos comprados pelo sangue de Cristo, de todas as tribos, povos, raça e nação:

Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.”

Efésios 5: 29 – 30

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.”

1ª Coríntios 12: 12 – 13
  • Referindo-se a uma congregação local, que é formada por um grupo de pessoas lavadas pelo sangue de Cristo e que se reúne para adorá-Lo, ter comunhão e edificar uns aos outros, a palavra “igreja” aparece 92 vezes no novo testamento:

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”

Atos 2: 42 – 47

A Igreja primitiva se reunia no templo, nas sinagogas e nas casas dos crentes, com um único propósito: a edificação do corpo. E é neste mesmo principio que somos Igreja.

 “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.”

Efésios 4: 15 – 16

Que tipo de igreja temos sido? Ser igreja não é simplesmente estar arrolado em um rol de membros de uma igreja local, mas sim, ter sido alcançado pela graça de Deus, crendo que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. É ser nova criatura, ciente de que agora fazemos parte do corpo de Cristo, e por isso precisamos estar unidos em amor à este Corpo, que pelo aprendizado da Palavra está sendo preparado para o encontro com seu Senhor.

para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” 

Efésios 5: 26 – 27

Igreja olhando para o alto.