Além do Milagre

Em duas oportunidades Jesus, ao ser alertado pelos discípulos que a multidão que O seguia estavam sem comer, realizou a multiplicação de pães e peixes.

Em ambos milagres, além de saciar a fome da multidão, sobraram vários cestos de alimentos, comprovando novamente o poder de Jesus acima das leis da natureza, multiplicando os poucos pães e peixes que lhe foram entregues, demonstrando que para Ele nada é impossível.

Na primeira multiplicação do pães e peixes, que é o único milagre realizado por Jesus que está registrado nos quatro evangelhos (Mateus 14: 13-21 / Marcos 6: 30-44 / Lucas 9: 10-17 / João 6: 1-13), além do milagre alguns outros fatos chamam a atenção.

O primeiro deles é o amor de Jesus manifestado por todos que O estavam seguindo.

Pouco antes do milagre, Ele havia tido a notícia da morte de João Batista e procurado se retirar para ir a um lugar deserto e afastado para orar, mas a multidão soube disso e O seguiu.

Jesus poderia simplesmente ter seguido com o plano e se retirado, mas sentiu compaixão da multidão, curou os que estavam doentes e multiplicou aqueles poucos pães e peixes, demonstrando o amor e cuidado de Deus, que sempre existiu e que dedicou a todos, até a cruz.

Além de saciar a multidão, Jesus deu uma lição importante sobre a salvação, pois logo depois explicou que Ele é o pão da vida e somente quem O tem pela fé será salvo (João 6: 33-35).

“…33Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”. 34Disseram eles: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!” 35Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.”

João 6: 33-35

O segundo é que Jesus se valeu dos pães e peixes que um menino tinha e do trabalho dos discípulos para os distribuir a todos.

Com isso, Ele mostrou a importância da confiança que devemos ter em Deus, colocando tudo o que temos nas mãos dEle.

Também ensinou sobre a solidariedade, manifestada pelo menino que disponibilizou o alimento que tinha levado consigo.

Aquele menino poderia ter se omitido e comido os cinco pães e os dois peixes, saciando sua fome, sem se importar com os outros.

O terceiro é o recolhimento das sobras da comida.

Jesus mandou os discípulos recolherem o que sobrou dos pães e dos peixes para que nada fosse desperdiçado e com isso nos ensina que não devemos desperdiçar aquilo que Deus nos dá.

Do milagre e dos fatos podemos tirar lições importantes:

A primeira é que só em Jesus, o Pão da Vida que está à disposição de todos aqueles que O buscam, é que se obtém a salvação.

A segunda é que devemos confiar tudo a Deus.

A terceira é que depois de crer em Cristo temos que utilizar os dons que nos são dados por Deus para “distribuir” a Palavra e falar de Jesus àqueles que ainda não creem.