Crianças, olhando para o alto

Há quase um ano eu me tornei avô! Com essa experiência me lembro sempre dos tempos em que meus filhos eram pequenos e como tinham uma maneira muito mais simples de pensar, sem grandes preocupações, sem planos de um futuro que os impedisse de ver o tempo presente!

Pensando nisso é mais fácil entender as palavras de Jesus em Marcos 10: 15 quando disse: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.

Algumas coisas são muito reais na vida de uma criança:

  • Sabe de quem depender:

Minha neta de 10 meses agora aprendeu um gesto – ela abre e fecha a mão como se estivesse apertando alguma coisa – quando quer mamar! Mas mesmo antes disso ela sabia que podia confiar que seus pais a estavam observando para cuidar de todas as necessidades dela antes mesmo que ela lhes pedisse! Se precisava de uma troca de fraldas, lá estavam eles. Se precisava de uma roupa mais quente para não perder temperatura, lá estavam eles também. Se precisava de companhia, bastava um olhar ou um pequeno choro e já era logo atendida com um colo que a agasalhava. Enfim, podia confiar na dependência dos pais que eles não a decepcionariam.

  • Sabe quem são os pais:

Meus filhos, assim que cresceram um pouco e começaram a ter contato com outras pessoas, logo reconheceram quem é que lhes dava os cuidados básicos, seja qual fosse a hora do dia ou da noite. Era só chamar (ou chorar) que um dos pais prontamente ia até eles para entender o que estava acontecendo e buscava resolver o que estava errado! Fosse simplesmente pegá-los no colo para um aconchego ou cuidar de um tombo enquanto estavam aprendendo a andar direito, os pais eram o seu abrigo!

  • Sabe que pode confiar:

Como diz uma amiga: “filhos são 9 meses na barriga e o resto da vida na cabeça!”. E principalmente quando crianças, os filhos confiam completamente nos pais pois é da nossa natureza amá-los, protegê-los e ajudá-los. Quem acorda a qualquer hora da noite para prestar-lhes cuidados? Quem os protege de armadilhas como uma tomada elétrica ou um degrau mais alto do que o tamanho da perna? Alguém (os pais) que já trilhou esse árduo caminho tem todo o interesse em protegê-los.

Quando a Bíblia diz em Mateus, Capítulo 7: “9Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão?10Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe?11Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”.

Quando não conseguimos confiar e entregar nossas vidas ao Pai celestial tal como uma criança, sofreremos à toa pois é prazer dEle cuidar dos seus filhos!

Não deixemos que nada nos afaste dessa desejada comunhão!