O alicerce que sustenta a Igreja é o seu próprio Criador

“Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.”

1ª Coríntios 3: 11

Na construção civil o alicerce é o que vem primeiro e é o principal fator de sucesso das edificações.  Quando observamos uma obra desde o início percebemos que proporcionalmente parece levar mais tempo a fase do alicerce que a de erguer as paredes, pois deve garantir a durabilidade da construção.   Sua complexidade é proporcional ao que ele sustentará.

Mas atente para um detalhe, depois que a obra é concluída ninguém presta atenção no alicerce, pois fica abaixo do solo e esse é um ponto em que a ilustração do alicerce não se aplica ser em relação a igreja de Cristo, pois a base, o alicerce que sustenta a igreja deve estar diante de nossos olhos o tempo todo.

O versículo que inicia o artigo está no contexto em que o apóstolo Paulo lida com as divisões que estavam ocorrendo na igreja de Corinto, mostrando que não deveriam existir tais divisões, que somos todos “edifício de Deus”, ou seja pertencemos a Ele e isso aconteceu porque ouvimos o Evangelho e nos entregamos ao Senhor Jesus Cristo, que é o alicerce desse edifício de Deus, aqui representado pela igreja.

Paulo diz que quando lhes anunciou o Evangelho estava lançando o alicerce e sua mensagem era centrada em Jesus Cristo e nesse alicerce ´que a comunidade cresceria na sua relação com Deus.

A ordem de Paulo foi clara: “NINGUÉM pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo”, esse versículo ecoa Gálatas 1: 8 – “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”.

Existem várias seitas que não tem Jesus Cristo como alicerce, apesar de falarem de Jesus, não é o Jesus apresentado na Bíblia e para nós que já temos o conhecimento podemos identificá-las com certa facilidade. Porém quero falar aqui sobre alguns cuidados que devemos ter para que o nosso alicerce seja realmente Jesus Cristo.

Quando nossa participação no culto visa uma busca para nossas próprias realizações e não para adoração o alicerce está sendo nós mesmos.

Quando nossa confiança está no homem, podemos ter decepções, pois seja o líder que for ele também é um “tijolinho” do edifício e não a sustentação. Aqui temos dois lados: tem lugares em que o líder se coloca como alicerce, podemos ver isso no fato de sua imagem é o destaque da fachada da igreja, ele é a principal atração e o que ele diz não pode ser contestado.  E também tem a pessoa que frequenta a igreja por causa do líder e não por Cristo,  não age como os Bereanos que conferiam tudo na Palavra, mas acata a palavra de homem como sendo de Deus.

A igreja deve ser Cristocêntrica, Jesus Cristo é o centro de tudo que é feito e não nós. Adoramos a Deus pelo livre acesso que Ele nos concedeu por sua obra na cruz; a Palavra exposta deve apontar sempre para Jesus Cristo e sua obra e tudo acontecendo pelo poder do Espírito Santo que Ele enviou.

Se continuarmos o texto que segue ao versículo que estamos tratando, veremos que temos a incumbência de construir sobre esse edifício e devemos ver com que tipo de material estamos construindo.

Que possamos nos dedicar a obra do Senhor. Visto que o alicerce está posto e é Aquele que nos resgatou com Seu precioso sangue mais valioso do que ouro e a prata, então que nosso serviço seja em gratidão pela obra realizada em nossas vidas e pela graça futura que ainda nos espera.