O menino Samuel, direcionado por Deus

Desde os primeiros minutos neste mundo somos direcionados para algo ou alguém. Um bebê recém-nascido por exemplo é direcionado pelo médico até sua mãe, da mãe as crianças são direcionadas ao pai e a outros familiares.

Quando começam a crescer as crianças passam a ser direcionadas para muitas atividades como a escola, atividades físicas, interação social, e algumas outras atividades, mas poucas crianças são levadas verdadeiramente dos pais a Deus. Essas até são apresentadas no culto a Deus e a igreja, mas ao longo dos anos o que temos visto são crianças que crescem sem nenhum tipo de discipulado por parte dos pais ou familiares.

O que muitos pais cristãos alegam é que não sabem como fazer esse discipulado com os seus filhos, por isso esperam que nas classes de EBD e culto, as sementes do Evangelho possam ser plantadas e que ao longo do tempo aquelas crianças possam dar frutos dignos da salvação. Pode ser que em algum tempo atrás tal tática funcionasse, mas o que em regra temos visto nas últimas décadas são inúmeros casos de pais que ficam desesperados porque o filho ou a filha entrou na faculdade e como que num passe de mágica negam a fé e começam a se comportar como ímpios.

A faculdade é na verdade apenas o ambiente onde a ponta do iceberg do que há no coração desses jovens que se desviam da fé é revelado. O jovem se vê num ambiente secular, cientificista, e alheio das coisas de Deus. Por isso não podemos tratar o ambiente universitário como sendo o grande vilão, mas sim a falta de direcionamento das nossas crianças ao conhecimento de Deus.

Vejamos um exemplo na Bíblia de um menino que foi direcionado ao conhecimento de Deus em 1º Samuel, Capítulo 3, versos de 1 ao 10:

  • Quando os tutores não conseguem mais enxergar a Deus.

1O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram frequentes. 2Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver.”

1º Samuel 3: 1-2

A palavra de Deus abre esse capítulo expondo que o jovem Samuel estava servindo ao SENHOR, tendo como tutor o sacerdote Eli, e ressalta que naqueles dias as visões não eram frequentes. Já no verso 2, temos o relato de que a visão de Eli não estava boa, e que ele estava ficando cego.

Eli, era o tutor de Samuel já que Ana, a mãe do menino, o tinha dedicado ao Senhor, para que servisse na casa do SENHOR. Porém, vemos um problema aparente: o tutor não conseguia mais ter visões da parte de Deus e estava tendo sua visão escurecida. De forma indireta poderia estar sugerindo que ao passo que Deus não se manifestava mais a Eli, sua visão também ia se escurecendo. E nós podemos entender esse problema físico como um problema espiritual, já que Eli tinha se tornado indiferente com os pecados de seus dois filhos.

Assim como Eli, alguns pais, tutores e responsáveis pela condução espiritual dos pequeninos de nossos dias estão com suas vistas escurecidas para Deus, não conseguindo enxergar a necessidade do direcionamento correto para as crianças. Não é preciso apontar uma pesquisa ou outra para saber que as crianças hoje passam mais tempo no Youtube vendo alguma coisa qualquer do que sendo instruídos pelos pais, em coisas simples da vida, e muito menos com a vida espiritual.

Na medida em que um tutor não consegue mais contemplar uma vida com Deus, ele será incapaz muitas vezes de ensinar alguém a estar diante do SENHOR. Por isso pais, para termos crianças que tenham visões de Deus, e que enxerguem a vida com o SENHOR como a coisa mais importante para a sua vida, é necessário que vocês passem esse exemplo.

  •  O direcionamento eficaz ao SENHOR

Leia os versos de 3 – 10:

3e tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, 4o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui! 5Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou. 6Tornou o Senhor a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te.
7Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. 8O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o Senhor quem chamava o jovem. 9Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou. 10Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.”

1º Samuel 3: 3-10

Na sequência dos versos vemos o SENHOR interferindo na tutoria ineficaz de Eli, que como o texto nos relata havia perdido a capacidade de enxergar, assim Deus se faz audível para Samuel. Por três vezes o Senhor chama Samuel (v. 4, 6 e 8), todas essas vezes o menino ouviu, mas como o verso 7 destaca – “Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.” – Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR”. Por não conhecer a Deus e nem a sua palavra, Samuel corre até o seu tutor, que já dormindo e distante de Deus não entende o que está acontecendo nas duas primeiras vezes e manda o menino ir dormir, somente na terceira vez ele entende que é Deus falando com Samuel.

Eli se mostrou péssimo tutor para seus filhos e também para Samuel. Os dois primeiros viviam uma vida de pecados diante da nação, mas nunca haviam sido disciplinados pelo pai; já no caso de Samuel, esse servia na casa do SENHOR e não conhecia nada dele. Eli, em ambos os casos foi omisso. É o pecado muito comum hoje, ser omissos acarreta consequências graves.

Pais não sejam omissos, direcionem seus filhos ou aqueles que estão sobre sua tutela para conhecerem a Deus e a sua Palavra, de forma com que quando o SENHOR falar com eles, possam compreender, de forma com que eles não busquem tutores no mundo que vão lhes conduzir para longe do SENHOR. Mas que direcionados respondam como Samuel respondeu no verso 10: “Fala, porque o teu servo ouve”.

O tutor de Samuel errou muito, mas conseguiu nos últimos instantes ser eficaz em direcionar o menino, leia o verso 9. Sendo instruído por Eli, Samuel reconheceu atendeu a voz de Deus, e daquele dia em diante o serviu fielmente.

Irmãos, se o seu direcionamento está errado, ainda há tempo de consertar, esqueça o que fez de errado e comece seguindo o seguinte padrão que o próprio texto nos apresenta:

  1. Esteja atento para as coisas de Deus, peça ao Senhor “olhos espirituais” para enxergar o que Ele deseja;

2. Passe essa visão e conhecimento de Deus e sua Palavra para os seus filhos ou tutoreados;

3. Faça com que eles atendam sempre ao chamado de Deus para oração, vida devocional e serviço na casa do Senhor.