The Man and the Birds (O Homem e os Pássaros)

Paul Harvey foi um radialista muito famoso nos Estados Unidos. Todos os anos ele contava essa estória de Natal…

O homem dessa estória não era malvado. Na realidade ele era um homem bonzinho. Ele sempre foi generoso com a sua família, honesto nos negócios, e tinha vários amigos. Mas ele não acreditava que Deus veio ao mundo como um bebê chamado Jesus no dia de Natal.

Para ele isso não fazia sentido e por isso ele não acompanhou a sua família quando eles foram à missa de Natal na cidadezinha perto da pequena fazenda onde eles moravam. Mas, prometeu a eles que ficaria acordado esperando a eles.

Logo depois que a família dele saiu para a igreja, começou a nevar. Ele sentou-se na sua cadeira preferida perto da lareira e começou a ler o seu jornal. Alguns minutos depois ele tomou um susto com um barulho… O barulho que parecia que alguém estava jogando bolas de neve na sua janela continuou. Um barulho atrás do outro…

Ele foi investigar o que estava acontecendo e quando ele chegou perto da janela, viu que era um bando de passarinhos que estavam trombado com a janela e estavam todos no chão tentando achar algum lugar para saírem da nevasca.

Ele nunca iria deixar os coitadinhos na neve e então pensou no galpão da fazenda onde os passarinhos ficariam quentinhos até a neve parar. Ele só precisava achar um jeito de levá-los até lá…

Ele rapidamente colocou o seu casaco e a sua bota de neve e foi até o galpão. Ele abriu as portas e acendeu a luz. Mas os passarinhos não vieram como ele esperava. Então ele resolveu tentar convencê-los com comida. Ele correu até a cozinha e pegou pedacinhos de pão para fazer um caminho até o galpão. Mas eles continuaram se debatendo no chão ao invés de comer o pão. Ele tentou pegá-los… Não deu certo. Ele tentou correr atrás deles abanando os braços para ver se eles iam para dentro, mas também não deu certo.

Foi aí que ele percebeu que eles estavam com medo dele. Ele parou para pensar e viu que para os passarinhos ele era uma criatura estranha e terrível. O homem pensou: “Será que tem algum jeito que eu possa fazer eles confiarem em mim…? Afinal de contas, eu não estou tentando machucá-los e, sim, ajudá-los.”

Aí um pensamento veio a sua cabeça: “Só se eu pudesse ser um passarinho e aí eu iria conversar com eles de uma maneira que eles entendessem! Eu poderia dizer a eles que não precisam ficar com medo e que eu quero colocá-los num lugar seguro e quentinho… Mas eu teria que virar um passarinho para eles verem, ouvirem, e entenderem tudo isso!”

Nessa hora os sinos da igreja começaram a tocar. Ele ouviu que eles tocavam música de Natal e ele entendeu que Deus veio à Terra como um bebê há 2 000 anos atrás para que nós pudéssemos entender que Ele quer nos ensinar e nos proteger. Com isso o homem se ajoelhou na neve e agradeceu o nascimento de Jesus.

FELIZ NATAL!