A Comunhão que Traz Alegria

A Bíblia traz em vários trechos, tanto do Antigo como do Novo Testamento, o apelo para que aqueles que servem a Deus e caminham com Cristo vivam em união.

Talvez o trecho mais conhecido esteja em Salmos 133.

“¹Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! ²É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. ³É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.”

Salmo 133

O Salmo 133 é conhecido como o salmo da união.

Historicamente, acredita-se que era cantado pelos judeus quando das reuniões de adoração em Jerusalém enquanto adoravam a Deus em união, já que foi composto na época em que o povo estava unido sob o reinado de Davi e adorando a Deus lado a lado.

A ênfase do texto é a união de irmãos e ele demonstra como a união entre os irmãos deve ser prazerosa, é importante e deve ser sempre buscada porque traz alegria quando o relacionamento é verdadeiro; conduz o corpo em alegria à presença de Deus e na caminhada cristã, criando benefícios coletivos e individuais para os que dela participam.

Mas, infelizmente, o que temos vivido e visto atualmente, reforçados pelos tempos da pandemia de Covid-19 que impõe o distanciamento social e físico, novos hábitos de comportamento e estilo de vida, são contatos superficiais e até mesmo a indiferença de uns pelos outros dentro das Igrejas, participações intermitentes nos cultos e a substituição da participação na comunidade cristã pelo acompanhamento online das reuniões de adoração.

Por isso, mais do que nunca, a mensagem bíblica sobre a união entre os irmãos deve ser sempre lembrada e vivida.

A união entre os irmãos apresentada no Salmo 133 não é aquela vivida apenas esporadicamente durante os dias de reuniões e cultos, muitas vezes acompanhados à distância e sem envolvimento com os irmãos, ou seja, não se trata de algo passageiro, mas sim de algo sólido, maravilhoso, perene, durável.

E este tipo de união também é visto em vários outros textos bíblicos, como:

  • Hebreus 10: 25 – “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.”
  • 1ª Tessalonicenses 5: 11 – “Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”
  • Romanos 15: 32 – “de forma que, pela vontade de Deus, eu os visite com alegria e juntamente com vocês desfrute de um período de refrigério.”
  • 2ª Timóteo 1: 4 – “Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo.”
  • Efésios 4: 2 – “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”
  • 1ª Tessalonicenses 4: 9 – “Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.”
  • 1ª Pedro 4: 10 – “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”
  • 1ª Pedro 2: 9 – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

A Bíblia nos conclama a nos reunirmos regularmente, nos envolvermos uns com os outros, nos alegrarmos na comunhão, praticarmos o amor verdadeiro e a, juntos, batalharmos pela edificação do corpo de Cristo e pela expansão da mensagem do evangelho entre os perdidos.