Como Cedros

Os cedros do Líbano são encontrados em regiões de grande altitude, algumas vezes até 2000 metros, e crescem lentamente alcançando de 40 a 50m de altura, por isso frequentemente ficam cobertos de neve.

Nos tempos antigos essa árvore era muito utilizada na carpintaria, por ser uma madeira forte, de alta qualidade. Na Bíblia temos menção de uso diversas vezes, de maneira direta ou indireta, indicando sua resistência.

“Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas em cedros as mudaremos.”

Isaías 9: 10

O palácio do rei Davi e de Salomão, o Templo de Jerusalém são exemplos do uso do cedro (2º Samuel 5:11, 2º Crônicas 2:1-3). Além da sua resistência o extensivo uso dessa madeira se deve ao fato de ser um material facilmente moldável. No livro de Salmos uma comparação é feita entre o justo e essa árvore. Veja:

12O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
13Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
14Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
15Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.”

Salmo 92: 12-15

Com crescimento lento, o cedro em seus primeiros anos tem tamanho pequeno, apenas 5 cm. Nesse mesmo período, suas raízes se desenvolvem, chegando a 1,50 m de profundidade. Após 4 anos seu crescimento é de 20 cm/ano, e a produção de frutos se dá a partir de 40 anos. O que Deus tem para nos ensinar ao comparar tal árvore com o justo? Acredito que muito.

O cristão, assim como o cedro, precisa tornar seus olhos para suas raízes no início do seu crescimento. É necessário ao crente ter profundo conhecimento daquilo que é o fundamento da sua fé.

As longas raízes dos cedros permitem que a árvore obtenha seus nutrientes diretamente dos lençóis de água, o que a torna independente de fatores externos como a chuva; da mesma maneira, o cristão obtém seu alimento diretamente da fonte da vida, Jesus, e depende exclusivamente de Deus, confiando nÁquele onde suas raízes se encontram. Como o cedro está profundamente arraigado através de suas raízes e resiste ao calor e aos ventos. A relação íntima do justo com o Criador é a base para que não sejamos arrancados por efeitos de intempéries.

Nosso Deus se alegra quando estamos em Sua presença, quando buscamos a Sua companhia. A convivência nos átrios do Senhor nos traz edificação e crescimento, nos levando florescer em nosso relacionamento com Ele.

O crescimento posterior do cedro, alcançando as alturas, é sustentado por suas raízes. E assim o cedro demonstra seus usos, seu propósito.

Seu tronco largo dá forma à uma árvore formosa;

“Os montes foram cobertos da sua sombra, e os seus ramos se fizeram como os formosos cedros.”

Salmo 80: 10

Com o passar do tempo se torna um cedro excelente cuja sombra provê alívio e refrigério aos que se aproximam;

“No monte alto de Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele aves de toda plumagem, à sombra dos seus ramos habitarão.”

Ezequiel 17: 23

Sua madeira exala uma fragrância agradável;

“e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.”

Cântico dos Cânticos 4: 11b

Mulheres, que lancemos nossas raízes no Senhor e que nosso viver esteja enraizado em Seus ensinos para que nosso relacionamento com Ele seja permanente e resistente a tudo aquilo que nos cerca.

Mulheres, que sejamos moldáveis pelo agir de Deus em nossas vidas. Que possamos crescer sendo alimentadas pela fonte de Vida.

Mulheres, que sejamos formosas aos olhos de Deus e um bálsamo perfumado àqueles que precisam de consolo.

Mulheres, que sejamos semelhantes aos cedros.