Desenlaces da Ressurreição

Com base no texto registrado no evangelho de Lucas, capítulo 24, vamos ver a partir do versículo 36 quatro resultados da ressurreição de Cristo.

Nosso texto começa imediatamente em seguida ao relato dos dois discípulos que caminhavam para Emaús e tiveram um encontro com o Cristo ressurreto e que então voltaram para Jerusalém para falarem aos apóstolos o que lhes tinha acontecido: Jesus estava vivo!! Eles então estavam falando com eles o que lhes acontecera no caminho até o momento do partir do pão, até que Jesus apareceu no meio deles.

E conhecemos então o primeiro resultado da ressurreição de Cristo:

  • NOS TRAZ A PAZ

“E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.”

Lucas 24:36

Eles não precisavam mais ficar atemorizados, com medo das autoridades; o Mestre havia sido morto, mas não era o fim.  Não conseguiam entender quando Jesus mesmo lhes comunicava verdades sobre Sua missão que incluía a Sua morte, mas que ressurgiria em vitória.  Além dessa paz de serem confortados com a presença do Senhor Jesus, uma paz que seria inalcançável agora eles poderiam desfrutar, que é a paz com Deus.  A morte de Cristo teve essa finalidade, Ele morreu em nosso lugar, recebendo em nosso lugar o castigo que o pecador merecia para que por meio da fé fossemos declarados justos diante de Deus (conforme Rm 5:1).

E assim é também conosco. A ressurreição de Cristo dá paz ao nosso coração, pois temos a promessa de que se Ele ressuscitou nós também ressuscitaremos para uma nova vida na presença do Senhor.  E que já podemos desfrutar das bençãos prometidas, pois Deus não tem um veredito contrário a nós, mas fomos libertos e agora podemos chamá-lo de Pai.

Em segundo lugar:

  • ELE REDIME TODA CRIAÇÃO

“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles”

Lucas 24:39-43

Havia um pensamento grego que definia que todas as coisas materiais eram más, inclusive o corpo humano.  Esse tipo de pensamento começou a infiltrar-se desde a igreja primitiva, por isso que o apóstolo João em uma de suas cartas escreveu: “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.” (1ª Jo 4:2-3).

A ressurreição de Cristo é que o corpo que estava na tumba retornou à vida, em carne e osso.  Assim, vemos que para Deus, contrário aos ensinos gnósticos, a matéria é boa, pois foi Ele mesmo quem criou e quando completou sua obra com a criação do homem ao final lemos “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom…” (Gn 1:31a).

Assim, a esperança da ressurreição deve encher o nosso coração. Um dia, mesmo que centenas e centenas de anos após nossa morte, quando Cristo retornar, teremos também o nosso corpo, certo, um corpo glorificado, mas que tem carne, ossos, se delicia com o alimento que Deus proporciona e uma alegria sem fim adorando ao Senhor.

Em terceiro lugar:

  • ELE CUMPRE AS PROMESSAS DE DEUS

“E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.”

Lucas 24:44

De Gênesis a Apocalipse o tema principal é Jesus Cristo e de uma maneira progressiva conforme avançamos em uma leitura cronológica vai ficando cada vez mais claro.

Cristo é o cumprimento de toda Palavra (promessa) de Deus.  Moisés escreveu sobre ele, os profetas também, nos Salmos encontramos a Cristo. 

Mas devemos reconhecer que esse ensinamento pode ficar encoberto para sempre se o Espírito Santo de Deus não abrir os nossos olhos para vermos de fato o Cristo ressurreto (leia Lucas 24:31), se não abrirmos o nosso entendimento para compreendermos as Escrituras (conforme Lucas 24:45).

Podemos descansar e confiar nas promessas de nosso Deus, pois se cumpriram em seu Filho e temos acesso as bençãos para nós reservadas por meio dEle.

E por fim:

  • NOS CAPACITA A SERMOS SUAS TESTEMUNHAS

“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas.”

Lucas 24:46-48

Quando nossos olhos e nosso entendimento foram milagrosamente abertos e contemplamos o Cristo ressurreto, nossa vida foi transformada. Compreendemos que o pecado nos condenava, que éramos inimigos de Deus e condenados ao inferno, mas que Deus enviou seu único Filho para morrer em nosso lugar. No entanto, se terminasse aí o plano não seria completo, mas vemos que a morte não O deteve, ao terceiro dia Ele ressuscitou em vitória, derrotando a Morte.

O evangelho é uma proclamação do que Deus fez por nós, por meio de Seu Filho e essa mensagem deve ser anunciada por aqueles que são alcançados por ela. Não é trabalho para qualquer pessoa que pegue uma Bíblia e saia lendo por aí, mas por aqueles que foram capacitados para essa missão, que se encontraram com o Cristo ressurreto e receberam poder para essa declaração sobrenatural, que é o Espírito Santo que em nós habita.

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.”

Lucas 24:49-53