No caminho, Jesus

Leia o Evangelho de Lucas, Capítulo 24:13-35.O texto é dividido em três cenas:

Cena 1: O caminho da cegueira (v. 13 a 16);
Cena 2: O caminho da incredulidade (v. 21 ao 24);
Cena 3: O caminho, Jesus (v. 27 ao 35).

Tenho uma pergunta: você já ficou perdido em algum lugar? Se você for como eu, provavelmente sim. Apesar dos inúmeros app’s de localização que nos indicam os caminhos com tantos detalhes, nós ainda somos capazes de nos perder. A pergunta que fica é: porque?

Alguns poderiam indicar que os app’s possuem falhas, o que é possível; outros podem culpar seus copilotos, ok, tudo bem, essa passa também; mas ainda assim teríamos mais um monte de possíveis desculpas. O fato é que poucos se admitiriam como culpados por não entenderem o direcionamento dado, e cá entre nós, em 90% das vezes é essa a razão.

  • Cena 1: O caminho da cegueira (v. 13 a 16);

A passagem que eu escolhi trata exatamente disso: dois discípulos de Jesus, tristes por não terem entendido o ensino do Senhor sobre sua vida, morte e ressureição, deixando-os perdidos pelo caminho da cegueira. Nos versos de 13 a 17, Lucas nos conta que eles estavam no caminho que vai de Jerusalém para uma aldeia chamada Emaús, e que enquanto iam, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido naquele final de semana. Eles estavam impedidos de reconhecer o Mestre chegando perto deles e tão perto ao ponto de caminhar junto daqueles discípulos e eles nem notarem.

Mas o que isso significa para nós hoje?

Que facilmente pessoas podem se entreter falando de Jesus, mas não o reconhecem ao longo da caminhada. Esses homens normalmente estão cheios de conceitos a respeito do Cristo, mas não estão face a face com Ele verdadeiramente.

Hoje há muitos que ainda falam de Jesus como um revolucionário, alguém fora do seu tempo, como um Justiceiro social que alimentou os pobres, mas pela cegueira que os impede, não reconhecem o Cristo Jesus como o Senhor e Salvador de suas vidas. Este é um caminho perigoso, que não transforma corações e que tem levado a muitos para o caminho da condenação.

  • Cena 2: O caminho da incredulidade (v. 21 ao 24);

É nesse momento de cegueira que Jesus lança uma pergunta e aqueles homens param de caminhar e ficam tristes.

A pergunta está no Capítulo 24, verso 17: “O que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.

Porque relembrar tudo o que havia acontecido era motivo para eles ficarem tristes? Lucas apresenta a resposta através da resposta de um dos discípulos: Cleopas. Ele fica indignado com a pergunta e começa a expor quem era Jesus, o que ele havia feito e o que haviam feito dEle, tudo isso à luz da sua perspectiva. Depois, em tom de frustração ele revela o motivo da tristeza no verso 21, que nós podemos resumir em: “Ele não cumpriu com as nossas expectativas e morreu já tem um tempo”. Em seguida, ele completa dizendo que algumas mulheres foram dizer que anjos avisaram a elas que Jesus havia ressuscitado, mas claro, eles não creram.

E o que isso significa para nós hoje?

Que a incredulidade é o caminho trilhado por aqueles que não reconhecem ao Jesus Salvador! Em todo seu discurso Cleopas relata que Jesus era Nazareno, profeta; que tinha poder, autoridade nas palavras, e que tudo isso diante de Deus e dos homens. Mas não foi o bastante para reconhecer Jesus como Salvador.

Ele, Cleopas, queria mais. Ele queria Jesus redimindo Israel dos romanos, reinando como um rei Davi. Ele não entendeu quem era Jesus, por isso as palavras cheias de incredulidade. Homens e mulheres hoje, 2022 anos depois, são incrédulos por justamente não reconhecerem a Jesus como Salvador, aquele que redime o pecador dos seus pecados e não dos romanos. Cuidado! Não crer em Jesus como a Bíblia diz quem Ele é, é caminhar pela estrada da incredulidade.

Cena 3: No caminho, Jesus (v. 27 ao 35).

Mas graças a Deus que o Senhor é misericordioso, e no caminho, Jesus apareceu para livrar esses dois discípulos de se perderem. Lucas nos conta que o Senhor, como um paciente professor, foi explicando o Caminho certo, e como tudo aquilo que havia se passado em Jerusalém era cumprimento profético e não poderia deixá-los incrédulos.

A conversa foi longe, longe ao ponto do Senhor ficar com eles para uma refeição em Emaús por um instante, mas que valeu toda a eternidade para aqueles homens que ouviram, entenderam e creram no Messias e O viram ali com eles. Por um instante, porque depois Ele foi embora.

Os discípulos naquele instante se tornaram testemunhas verdadeiras de Jesus, reconheceram quem Ele verdadeiramente é, e pegaram o caminho de volta para Jerusalém para testemunhar aos outros discípulos, mas não somente à eles, mas certamente a todos que encontraram no caminho da perdição.

Mas o que isso significa para nós hoje?

Que, assim como os discípulos entenderam e creram e logo foram ser testemunhas da ressurreição, nós devemos fazer o mesmo. Aqueles que no caminho de suas vidas Jesus entrou não tem desculpas para não testemunhar. Aqueles homens abandonaram Emaús e foram para Jerusalém testemunhar, faça isso meu irmão e minha irmã. Muitos ainda se perdem, não deixe que apenas o seu coração arda pelo Redentor, espalhe a boa nova de Jesus Cristo!