Famílias Caminhando com Cristo

Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, devemos entender que Ele precisa ser o Senhor da nossa vida. Isso na prática significar andar com Ele tendo a primazia em tudo em nosso dia a dia.

A Escritura não vê o ser humano como indivíduo isolado e sem conexão social, mas o vê como unidade, vivendo e interagido com outras pessoas especialmente em família, num organismo domestico tranquilo e feliz, onde todos os membros desempenham seus papéis com ordem. Somos absolutamente iguais social e espiritualmente, embora com diferenças fisiológicas distintas, preferências e percepções psicológicas e características individuais: marido e mulher, pais e filhos, todos têm seu papel e importância no seio da família.

Para termos famílias equilibradas com lares felizes, Cristo tem que ser o centro da família. Não existe em nenhum lugar aqui nesta terra famílias perfeitas, porque todos somos imperfeitos, mas quando cada indivíduo da família caminha com Cristo é possível termos famílias felizes. Vou trazer aqui alguns motivos para que nossas famílias coloquem Cristo como Senhor da Família:

  • Quando caminhamos com Cristo, há respeito na comunicação

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”

Colossenses 4:6

Na família deve haver dialogo, já que temos opiniões diferentes, mas precisamos ter sabedoria para conversar e expor nossas ideias. Às vezes palavras ferem mais que um tapa. – “Palavras ditas na hora certa e da maneira certa tranquilizam e dão harmonia no lar – “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Pv. 15:1) e “As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos.” (Pv. 16:24).

  • Quando caminhamos com Cristo as pessoas vêm antes das coisas

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”

Colossenses 3:12-14

Muitas vezes temos facilidade de aplicar essas verdades na igreja. Até mesmo no trabalho somos afetuosos com as pessoas de fora, mas temos dificuldades com os esses princípios bíblicos dentro do nosso lar. Dentro das nossas famílias tem que ter paz, afeto e amor. O fruto do Espírito Santo tem que ser praticado em primeiro lugar dentro das nossas famílias.

  • Quando caminhamos com Cristo nossos lares estão brilhando

Cristo é a luz do mundo e sendo Ele a luz de nossas vidas não haverá escuridão. Um lar sem Cristo é tenebroso frio e escuro, mas se a luz de Cristo estiver em nossas vidas teremos claridade e brilho dentro de nossas casas.

Pais, orem por seus filhos; filhos, orem por seus pais. Se você esta lendo este artigo, pergunte a si mesmo: “tenho desempenhado meu papel com primazia dentro do meu lar? O que tenho feito para que verdadeiramente minha família caminhe com Cristo?”

Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Jeremias 17:7,8