Há Um Fim Para a Família?

Todos nós temos acompanhado em certa medida a invasão da Ucrânia por parte da Rússia. Desde o início as informações que foram sendo passadas davam conta de que a Rússia possuía um poder militar muito superior ao da Ucrânia, e isso foi se confirmando à medida que o confronto se intensificou.

Hoje, ainda com a invasão em curso, após muitos ataques e bombardeios, uma pergunta é diariamente feita, há um fim para a invasão? É uma pergunta difícil com uma resposta impossível, mas tenho pensado nesse cenário de guerra como uma situação análoga da família, porque assim como a Ucrânia é mais fortemente atacada com o passar do tempo, a família vem sendo cada vez mais bombardeada por seus inimigos, e a pergunta que fica é: há um fim para a família?

A resposta é sim, há um fim para a família em dois sentidos: 1° em Finalidade e 2° em Término.

A família foi criada por Deus com um fim específico de espelhar e espalhar a imagem de Deus, vemos isso em Gênesis 1: 26 e 28: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” e “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra“.

Espelhar a imagem de Deus significa refletir quem Ele é muito mais em caráter do que em aparência, promovendo assim a imagem de Deus através do amor, graça, misericórdia, santidade e justiça – por exemplo. Quando as famílias cristãs compreendem isso atraem para Deus aquelas pessoas que não O conhecem e cumprem a Sua vontade. Já espalhar diz respeito a ser família e ter filhos, essa ideia parece estranha hoje para a grande maioria das pessoas que não querem mais ter filhos. Até mesmo no meio evangélico muitos crentes tem optado por não cumprir a vontade de Deus e se deleitar na companhia de animais por exemplo, ou nem se casar.

 Deus quer que entendamos que quanto mais famílias se formam, mais da sua imagem é espelhada e espalhada nesse mundo caído. Não devemos, irmãos, nos dobrar diante dos ataques do inimigo, devemos resistir como família de Deus, pois ao cedermos para argumentos como “o mundo está cada vez pior e assim é melhor não ter mais filhos”, deixamos o campo de batalha vazio, sem “soldados” a serviço de Deus.

Eu não ignoro a realidade e sei o que a Palavra de Deus diz sobre o fim dos tempos, de como as coisas estão e estarão cada vez pior, mas é ainda pior o mundo quando não temos famílias caminhando com Cristo.

O fim da família em sua 2° forma é o término dela, mas como? Se transformando numa família ainda maior, que adorará ao SENHOR eternamente como está no Salmos 22:27 – “Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao SENHOR; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face” e no verso 28 “Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações“.

A ideia de que uma instituição como a Família ou a Igreja termine como nos moldes que desejam comunistas, abortistas, progressista e liberais é simplesmente impossível, pois o SENHOR caminha no meio do seu povo, o sustentando e o conduzindo para a reunião final de adoração ao Seu nome, pois Ele é quem domina.

O fim da família um dia vai chegar, mas enquanto ela estiver cumprindo o seu papel aqui na terra de espelhar e espalhar a glória de Deus, as armas dos inimigos não a destruirão.