Jovens em um relacionamento com o Pai

Vocês foram comprados por alto preço.

1ª Coríntios 6:20a

Quando olho para minha filha, compreendo que nada que ela faça pode torná-la mais filha do que já é.

Se ela rabisca uma parede ou se come todo o papá, ela é minha filha amada. Nada pode tirar ou mudar esse título. Independente do comportamento que ela tenha, bom ou ruim, continua sendo minha filha.

Mas percebo que a forma como ela interage comigo ao longo do dia, pode mudar o quanto ela recebe de mim. Nos dias que ela tende a me ouvir e obedecer mais, são os dias que mais aproveitamos.

Brincamos mais, ficamos mais juntinhas e sorrimos mais. Fica mais fácil transmitir qualquer coisa que seja quando ela está receptiva. Percebo inclusive que esses dias são os que ela mais aprende. Porque ela está de olho em mim. Com disposição em prestar atenção ao que estou falando e ensinando.

Ao passo que nos dias que ela está mais arredia, levo mais tempo repetindo, explicando, disciplinando. A comunicação não flui muito bem, ela não está tão disposta a me ouvir e o que eu havia programado para aquele dia parece não acontecer em sua totalidade porque ela não colabora.

Independe de como ela interaja, nada a torna menos filha ou mais. 

O que muda é o quanto ela deixou de “aproveitar” por causa da imaturidade. Assim somos nós com Deus.

Não nos tornamos mais ou menos filhos dEle devido ao que fazemos ou não; não é nada relacionado aos acertos ou falhas.

Ele nos comprou através da morte e ressurreição do Seu único Filho e isso é o que valida nossa filiação.

Mas se não somos mais bebês com cérebros imaturos, que não são capazes de distinguir o que é ou não proveitoso,  podemos escolher a boa parte.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Lucas 10:38-42

Se estamos dispostos, sedentos, ouvindo, então percebemos como que um rio fluindo dentro de nós.

Deus consegue interagir de forma mais clara conosco. Ele compartilha Seus pensamentos, nos envolve em Sua obra e discernimos a doce voz do Espírito Santo. Como é adorável essa interação!

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

Jeremias 29:13

Mas se estamos dispersos, se não O buscamos de coração, se não nos deleitamos nEle, se somos resistentes à Sua voz, a tendência é perdemos do que Deus pode derramar sobre nossas vidas e não aproveitamos essa paternidade maravilhosa.

Nossa disposição pode mudar a frequência da comunicação.

O jovem que teme ao Senhor e se deleita em Sua Palavra, esse recebe do Pai do céu porções preciosas, e desfruta da beleza e força da juventude para honrar e agradar ao Senhor. 

E aquele que assim decide fazer, vive uma vida abundante. 

Um coração que se deleita em Deus recebe muito mais. 

Incline-se para ouvi-Lo.

Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude”

Eclesiastes 12:1a