Inimigos da Comunhão

“Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa. Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

1ª João 1:3-7

No evangelho de João, nos capítulos 14 a 16, Jesus desafia seus discípulos a andarem em comunhão, o que vai testificar ao mundo que pertencemos a Cristo. João afirma testificar aquilo que viu e ouviu pra que pudéssemos ter comunhão com o Pai e com os irmãos, mas nos alerta de alguns inimigos da comunhão.

  • As trevas: se não andarmos na luz, será impossível ter comunhão com Deus, pois Ele é Luz. Se não temos comunhão com Deus, não podemos ter comunhão com Seus filhos. As trevas fazem parte da velha natureza, mas, hoje, em Cristo somos luz. “porque noutro tempo éreis trevas, agora sois luz no Senhor andai como filhos da Luz.” (Efésios 5:8);
  • A vida de mentiras: Jesus afirma que Ele é a verdade e a verdade nos liberta. A vida do verdadeiro filho de Deus tem que ser autentica, portanto, não podemos falar algo e viver outra coisa. João afirma que se não estivermos andando na luz do Senhor, somos mentirosos e não podemos ter comunhão;
  • A vida de pecado: se não confessarmos os nossos pecados não podemos ter comunhão. O sangue de Cristo foi derramado para tirar o pecado das nossas vidas. Se continuarmos pecando, estaremos em trevas e seremos mentirosos, não podendo viver em comunhão com Deus e, consequentemente, com a Igreja.

Precisamos estar atentos aos inimigos da comunhão andando na luz para termos uma vida de santidade.

“Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

1ª João 1:7

Que o Senhor nos ajude!