Sob a Graça do Cristo Ressurreto
“Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem”
1ª Coríntios 15:20
Temos conhecimento histórico de que Cristo esteve neste mundo e habitou entre nós (Jo 1:14). Assim, proclamou o profeta Isaías com grande adoração à Sua chegada (Jo 1:23); e baseamos nosso calendário temporal em antes e depois de Cristo (a. C./d. C.), o homem que fez história através de seus milagres. A pergunta que fica é:
Nós realmente vivemos nossas vidas crendo em um CRISTO ressurreto? Em quem podemos depositar todos os nossos pecados, temores, incertezas, projetos…?
Muitas vezes nossos planos de vida são traçados baseando-nos no palpável, naquilo que temos ilusoriamente o controle. O Cristo ressurreto vai muito além do fato histórico, Ele vive e reina soberano, e é justamente nessa soberania que devemos confiar.
Cito como exemplo, uma mãe que perdeu seu emprego e, por sinal, era a única provedora de seu lar; o sustento de seu filho e as despesas de sua casa estavam sob seu “controle”. A princípio sua reação foi de total desespero, se sentiu “sem chão”; depois de passado o desespero, veio a dúvida sobre o amanhã e, por último, a angústia de não ver saída. Assim era nossa vida antes da promessa da salvação em Cristo Jesus:
- A perda do emprego – nossa vida eterna sendo desfeita através do pecado de Adão e Eva;
- O desespero – nos vimos sem solução: como conseguir restaurar a Aliança?;
- “Sem chão” – nos demos conta que através de nós seria impossível a salvação;
E por último:
- A dúvida – “E agora? O que fazer? Só nos resta a Morte!”
Mas da mesma forma que a mãe que perdeu seu emprego teve uma grande revelação quando, ao receber suas verbas, notou que o patrão era um homem justo e pagou-lhe muito mais do que achava por direito receber, assim ocorre conosco através da obra Maravilhosa do Espírito Santo: somos convencidos da nossa condição de pecadores, é apresentado a nós o Salvador Messias, o Cristo Ressurreto, e, através dEle somos restaurados, nossos pecados são cravados na Cruz e somos livres de toda a angústia e aflição. Recebemos dEle muito mais do que merecemos.
Qual o plano mais perfeito? Qual projeto infalível? Qual?
Não há, nos céus ou na terra, obra mais perfeita que a morte eficaz de Cristo na Cruz. Somos livres por Aquele que nos libertou, nos deu nova vida e esperança!!
Cabe a nós analisarmos em qual condição nos encontramos: da mãe desesperada, confiando em si mesmo? Ou já fomos despertados dessa ilusão escravatória?
“Estais, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”
Gálatas 5:1
“Lance sobre ELE toda a sua ansiedade, porque ELE tem cuidado de vocês”
1ª Pedro 5:7
Que venhamos permitir em nossas vidas o trabalhar e controle total de Cristo. Que o ESPÍRITO SANTO NOS CONVENÇA, a cada dia, que somos dependentes de Cristo e que isso não seja para nós motivo de vergonha, mas sim de honra, por sabermos que somos “filhos de Deus”.
Ser “filho de Deus” é vestir o Espírito de Deus, como Jesus nos mostrou: “Chegada, porém, a fé, não estamos mais sob pedagogo; vós todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, pois todos vós, que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Cristo” (Gálatas 3:25-27)
Porque o Salvador Messias ressurgiu dos mortos para que, através dEle, tenhamos a vida Eterna, e fez isso simplesmente por nos amar, mesmo sendo nós imerecedores.
“Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;”
João 11:25